Abre ao público moinho de 200 anos na ilha de São Miguel



João Miranda, filho de um moleiro, ajuda a manter viva a tradição da moagem na freguesia da Ajuda da Bretanha preservando um moinho de vento com 200 anos localizado no Pico Vermelho, concelho de Ponta Delgada, aberto este verão de forma permanente.
Considera-se que tenha sido construído nos séculos XVIII ou XIX e é um imóvel de interesse público.

A reconstrução deste Moinho teve início em setembro de 2011 e terminou em agosto de 2012, pertencendo à Junta de Freguesia em parceria com a Secretaria Regional da Cultura.

Segundo João Miranda, estará de forma voluntária a dar apoio à Norte Crescente, Associação de Desenvolvimento Local, que é responsável por este verão abrir o moinho, acrescentando que sempre que houver vento irá ao moinho para explicar e dar a conhecer aos visitantes o processo de moagem.

Esmeralda Albernaz, técnica de turismo da Associação Norte Crescente tem como objetivo chamar mais turistas não só pela beleza arquitetónica da infraestrutura, mas também pela memória cultural que representa a atividade para a população.

Para Bruno Correia, presidente da Junta de Freguesia da Ajuda da Bretanha o moinho é uma mais-valia para receber turistas que podem fazer uma paragem no local a caminho das Sete Cidades, um dos principais pontos turísticos de São Miguel.

O moinho do Pico Vermelho passa a estar aberto ao público, entre as 10h00 e as 17h00, de segunda a sexta-feira, nos meses de julho e agosto, incluindo aos fins-de-semana no caso de excursões que são marcadas com um dia de antecedência.

Fonte: http://www.acorianooriental.pt/noticia/freguesia-da-ajuda-da-bretanha-abre-moinho-de-200-anos-ao-publico

Elisabete Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário