Açores recebem encontro mundial de reservas da biosfera em setembro

De 15 a 19 de setembro os Açores irão receber o encontro mundial da rede de reservas da biosfera da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Existem 600 reservas da biosfera na UNESCO e três das sete que há em Portugal localizam-se nos Açores, nomeadamente as ilhas; Graciosa, Flores e Corvo.

O diretor regional do Ambiente do Governo dos Açores referiu que a reunião decorrerá nas ilhas Pico, São Jorge e Faial e durante o encontro será feito um balanço sobre o período que decorreu desde a classificação como reserva da biosfera das Flores, no ano 2009, Corvo e Graciosa, no ano 2007.

Segundo Hernâni Jorge, o encontro de setembro tem também entre os seus objetivos perspetivar o futuro da classificação da reserva da biosfera nos Açores, e fez um balanço positivo da classificação de três ilhas açorianas como reservas da biosfera, mas afirmou que “esta é uma marca que podia e devia ser melhor aproveitada pelo tecido económico, sobretudo dessas ilhas”.

O governante açoriano referiu ainda que o reconhecimento internacional do património natural “não pode ser desprezado e deve ser potenciado, também do ponto de vista económico”.

As reservas da biosfera da UNESCO são escolhidas com base em parâmetros científicos que ultrapassam a mera proteção destes espaços, tais como o desenvolvimento de um modelo de gestão, sendo regulamentadas pelas legislações nacionais.

Fonte:http://www.acorianooriental.pt/noticia/acores-recebem-encontro-mundial-de-reservas-da-biosfera-
em-setembro
Foto:http://siaram.azores.gov.pt/paisagem/Graciosa/galeria/17.html

Elisabete Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário