Jardim Botânico do Parque Terra Nostra Garden


 
 Jardim botânico do Parque terra Nostra, adjacente já conta com mais de 200 anos, Vasco Bensaúde fez a recuperação do parque juntamente com John Mclnroy, seu confiável jardineiro.
Em Paralelo foi feito a recuperação da Casa do Parque e da Piscina de Aguas Férreas, esta última forrada de pedra de cantaria, os caminhos os lagos e as plantações são conservados.
Atualmente continua a ser conservado graças a Patrícia e Joaquim Bensaúde e ao Jardineiro Chefe, Fernando Costa, os quais se dedicaram á construção de jardins dedicados à apresentação de plantas endémicas, de fetos e de Cycas, o jardim de flores e plantas anuais e o jardim das camélias.

Poderá observar os seus quadros com vários tipos de camélias e suas espécies, e que as plantas mais comuns são as camélias japonesas e chinesas.
Encontra ainda um dos Monumentos importantes do Parque Terra Nostra rodeado por nove palmeiras e erguida pelo filho Marquez da praia e Monforte em 1896 em homenagem a seus pais os Viscondes da Praia.     
Poderá encontrar exemplares de plantas endémicas, foi uma coleção iniciada em 1993 a qual proporciona aos nossos visitantes a possibilidades de observar a flora dos Açores (região da macaronésia).
Existem ainda nos Açores 56 espécies exclusivas.

Aqui no Parque do Terra Nostra podem -se observar várias como a azorina, a vidalis, o cedro do mato, o louro do cheiro, a faya da terra, a urze entre outros.
Temos ainda um jardim repleto de fetos com cerca de 220 variedades, foi uma coleção começada em 1995, permite a observação de plantas que se encontram nas zonas sombrias do mato e outras de ambiente húmido, encontradas junto à beira do canal das águas férreas.
Encontramos ainda uma coleção de Vireyas da Malásia, introduzida nos últimos 10 anos, aproveitam o clima ameno dos Açores, têm uma coloração intensa, em tons branco, laranja, rosa e salmão.

Podemos também encontrar uma coleção de Azáleas, sua floração em Março e Abril dão uma interessante variedade cromática, passando da cor branca para o vermelho e lilás.
Temos ainda o Jardim das Cycas, existam já há milhões de anos, mas estão em vias de extinção. São provenientes de África, Austrália, América Central e sul, e foram trazidas para a Europa no início do séc. XVII.

Atualmente o Parque conta com 85 variedades de plantas, pois é a maior coleção Nacional, em 2009 foi plantado o Pinheiro Nobilis-Wollemi, descoberta em 1994 na Austrália, é uma planta rara e considerada um fóssil vivo vegetal.

Outras plantas do Parque, temos as Ginkgos, Aucarias, Agathis e Fetos-Arbóreos.
O Jardim das camélias também é visível neste parque, está separado em 4 zonas contíguas do parque, e contem mais de 600 variedades de camélias, como a Reticulatas, Hibridas e Japónicas, e temos ainda as sasanquas na zona mais funda e escura.
Para mais conhecimentos visite o site deste Jardim, vale mesmo a pena:





Mónica Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário