Temperatura da água do mar dos Açores atrai tubarão-baleia


Segundo investigadores da Universidade dos Açores cada vez mais são avistados tubarões-baleia devido ao aumento da temperatura da água nos Açores.
O investigador Pedro Afonso  refere que devido à presença do tubarão-baleia a região tem uma maior responsabilidade no que toca à preservação da espécie e como tal tem de estar preparada para responder a essa responsabilidade que é de ter um habitat importante para um animal internacionalmente protegido.
O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo, tem cerca de oito a dez metros, pode pesar mais de 13 toneladas e chegar aos 1.900 metros. Alimentam-se de pequenos peixes e de plâncton e são inofensivos para o homem.

Nesta altura do ano pode aproximar-se da costa da ilha de Santa Maria, onde a temperatura da água é superior, representando do ponto de vista do investigador, um contributo para o turismo na Região Autónoma dos Açores.
Segundo Pedro Afonso, começa a haver algum turismo de mergulho direcionado aos tubarões-baleia, uma vez que é o único sítio da Europa onde se podem ver ocasionalmente esta espécie, o que torna uma experiência atrativa para muita gente que está disposta a pagar elevadas quantias de dinheiro para poder nadar livremente com um animal daquela dimensão e beleza.
Fontes: http://www.rtp.pt/acores/?article=37170&visual=3&layout=10&tm=10
,http://www.acorianooriental.pt/noticia/tubarao-baleia-procura-cada-vez-mais-o-mar-dos-acores
Foto:http://mergulho.visitazores.com/pt-pt/topten/diving-with-whale-sharks
Elisabete Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário