Açores vão candidatar fajãs de São Jorge a reserva da biosfera da UNESCO

O secretário regional da Agricultura e Ambiente dos Açores anunciou que o executivo da região vai avançar junto da UNESCO com uma proposta de classificação das fajãs de São Jorge como reserva da biosfera.

Proposta esta que vai ser discutida na própria ilha de São Jorge, neste presente mês.

Segundo Luís Viveiros o processo está a decorrer e a candidatura será debatida a 25 de setembro, no âmbito do encontro da rede mundial de reservas da biosfera, do qual a região será anfitriã.

Existem 600 reservas da biosfera na rede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), sendo que três das sete reservas que existem em Portugal localizam-se nos Açores, nas ilhas: Graciosa, Flores e Corvo. 

O titular da pasta do Ambiente no Governo Regional referiu que após a apresentação da candidatura, segue-se o processo de avaliação das potencialidades das fajãs e do impacto que a sua eventual aprovação por parte da UNESCO pode ter nos Açores.

Luís Viveiros referiu ainda que esta iniciativa pode realmente valorizar a ilha de São Jorge e as suas fajãs em particular prevendo que a proposta final possa ser apresentada à UNESCO no início do próximo verão.

Fonte:http://www.acorianooriental.pt/noticia/acores-vao-candidatar-fajas-de-sao-jorge-a-reserva-da-biosfera-da-unesco

Elisabete Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário