Artesã Fátima Oliveira







Maria de Fátima Oliveira é uma conhecida artesã, pelo menos pelos Faialenses, pois conhecem e já viram muitos dos seus trabalhos. Esta artesã aprendeu a bordar à máquina há 52 anos.
O seu bordado à máquina é tradicional pois não é daquelas máquinas que fazem tudo. Antes de bordar à máquina a artesã passa o desenho para o pano com a ajuda de uma caneta sem tinta e do papel químico.
A D. Fátima Oliveira (como é conhecida) borda panos de pão, panos de tabuleiro, aventais e gravatas para garrafas, bases para copos, napperons, ímanes e porta-chaves, também borda caso peçam toalhas de mesa e de chá, e aventais de senhora.
Entre os desenhos dos bordados, os mais vendidos são os motivos regionais: o moinho, a mulher de capote, a Hortênsia e a baleia. E dos bordados com as ilhas dos Açores (tem artigos só com as ilhas do Triângulo e com as 9 ilhas) os que vende ma

is são, claro, os com as 9 ilhas (e cada uma com sua respetiva cor).

Ao longo deste texto poderá ficar a conhecer alguns dos seus bordados. Para adquiri-los pode dirigir-se ao Quiosque de Turismo da Horta entre outras lojas que vendem artesanato e produtos Regionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário