Dia das amigas nos Açores



Açorianas saem à noite, lotando restaurantes, bares e discotecas
Hoje comemora-se o Dia de Amigas nos Açores. A única noite do ano em que os homens habituados à boémia nocturna se retraem de sair, porque sabem que fora de casa podem ser hostilizados por centenas de mulheres que se apropriam de restaurantes, bares e discotecas para festejar a sua amizade.
Os únicos que entram livremente nesses locais chegam normalmente do Continente e são pagos para fazer espectáculos de striptease. É a noite das amigas (com os homens acontece o mesmo, só que na lógi- ca inversa) e ninguém leva a mal. A começar pelos próprios companheiros, que ficam em casa a tomar conta dos filhos e a tratar das lides domésticas.
É genuinamente açoriana a tradição de festejar o Dia dos Amigos, das Amigas, dos Compadres e das Comadres nas quatro quintas-feiras antes do Carnaval. Uma tradição que remonta ao século XIX e que terá tido início com pacatos almoços de funcionárias públicas. Depois, com o passar dos anos, os almoços passaram a ser jantares com programas gradualmente de maior farra.

Fonte: Diário de Noticias 

Ana Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário