Hydrangea macrophylla (Thunb.) Sér. (HYDRANGEACEAE) – Hortensia, Novelhões

Este arbusto originário do Japão, presente em todas as ilhas dos Açores, forma com as suas sebes floridas de azul e branco um dos elementos típico da paisagem de algumas das ilhas, ao ponto desta espécie ter sido utilizada com imagem turística. Terá sido introduzida provavelmente por meados do séc. XIX. As flores, muito atractivas e abundantes, conferem a esta espécie grande interesse ornamental. É usada ainda com a tradicional função de sebe viva, na compartimentação de terrenos. Não admira pois que esta infestante tenha tido como um dos principais agentes da sua disseminação o Homem.
No entanto, graças à sua habilidade competitiva, reproduzindo-se por semente e vegetativamente, escapa frequentemente colonizando pastagens, ravinas e crateras onde a vegetação natural tenha sido perturbada.
A hortênsia também conhecida como hortense ou hidrângea é uma planta  de folhas largas que possui muitas flores em diversas cores como azul, rosa, vermelha, branca e lilás, além das cores as formas também possui variedades sendo possível achar flores recortadas, arredondadas, triangulares e estreladas. Uma curiosidade é que a coloração das hortênsias são de acordo com o solo, ou seja, depende do PH do solo. Nos solos ácidos as hortênsias possuem cores mais azuladas enquanto em solos alcalinos elas possuem cores róseas.








Sem comentários:

Enviar um comentário