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Já foi aprovada, pelo Governo Regional,
a estratégia de operacionalização da Marca Açores, bem como a sua identidade
visual, a assinatura de marca e o selo de região de origem - que deverão ser
apresentados publicamente no final do mês.
Segundo o comunicado de Conselho de
Governo, a Marca Açores pretende ser transversal a toda a produção regional. O
Executivo quer ainda que a marca se assuma como uma referência e que induza
valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos, aumentando a penetração
nos mercados interno e externo.
"A identificação dos Açores com
uma marca sinónima de qualidade, que diferencie o produto a partir dos
atributos mais distintivos da Região, revela-se de inegável importância no
sucesso de uma estratégia de acesso e fidelização de mercados e de fomento da
base económica de exportação", pode ler-se no comunicado em causa.
Desta forma, sustenta o texto, o
objetivo passa por criar uma marca territorial de referência "que
identifique a oferta dos Açores e a qualidade dos seus recursos endógenos,
originários de uma Região de elevada sustentabilidade ambiental".
Segundo o Executivo, a Marca Açores vai
estar acessível às empresas, cooperativas e entidades privadas, bem como ao
Governo Regional e ao setor público empresarial.
As empresas, lê-se no comunicado,
poderão, assim, beneficiar da utilização de rótulos, embalagens e material
promocional - o que deve resultar na identificação imediata pelo consumidor da
origem regional do produto -, bem como de majorações de apoio no âmbito dos
sistemas de incentivos Competir+. Para além disso, avança, os empresários podem
ainda beneficiar de campanhas de comunicação e marketing da Marca Açores
promovidas pela entidade coordenadora.
O cumprimento da estratégia de
operacionalização da Marca Açores e a gestão do sistema de adesão ficam a cargo
da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, entidade
coordenadora.
"Os produtos açorianos, quer sejam
os tradicionais bens transacionáveis, como a carne, os laticínios ou o atum,
quer sejam os serviços, como o turismo, devem diferenciar-se dos demais
concorrentes diretos pela sua qualidade e também por serem oriundos de uma
região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental", disse Sérgio
Ávila, vice-presidente do Governo Regional, em fevereiro de 2014, quando foi
lançado o concurso público para a adjudicação da "Aquisição de serviços de
criação e elaboração da identidade visual da marca Açores e criação e
desenvolvimento dos diferentes manuais e estudos técnicos de aplicação da
marca".
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