Marca Açores com nova imagem


Diário Insular

Já foi aprovada, pelo Governo Regional, a estratégia de operacionalização da Marca Açores, bem como a sua identidade visual, a assinatura de marca e o selo de região de origem - que deverão ser apresentados publicamente no final do mês.
Segundo o comunicado de Conselho de Governo, a Marca Açores pretende ser transversal a toda a produção regional. O Executivo quer ainda que a marca se assuma como uma referência e que induza valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos, aumentando a penetração nos mercados interno e externo.
"A identificação dos Açores com uma marca sinónima de qualidade, que diferencie o produto a partir dos atributos mais distintivos da Região, revela-se de inegável importância no sucesso de uma estratégia de acesso e fidelização de mercados e de fomento da base económica de exportação", pode ler-se no comunicado em causa.
Desta forma, sustenta o texto, o objetivo passa por criar uma marca territorial de referência "que identifique a oferta dos Açores e a qualidade dos seus recursos endógenos, originários de uma Região de elevada sustentabilidade ambiental".
Segundo o Executivo, a Marca Açores vai estar acessível às empresas, cooperativas e entidades privadas, bem como ao Governo Regional e ao setor público empresarial.
As empresas, lê-se no comunicado, poderão, assim, beneficiar da utilização de rótulos, embalagens e material promocional - o que deve resultar na identificação imediata pelo consumidor da origem regional do produto -, bem como de majorações de apoio no âmbito dos sistemas de incentivos Competir+. Para além disso, avança, os empresários podem ainda beneficiar de campanhas de comunicação e marketing da Marca Açores promovidas pela entidade coordenadora.
O cumprimento da estratégia de operacionalização da Marca Açores e a gestão do sistema de adesão ficam a cargo da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, entidade coordenadora.
"Os produtos açorianos, quer sejam os tradicionais bens transacionáveis, como a carne, os laticínios ou o atum, quer sejam os serviços, como o turismo, devem diferenciar-se dos demais concorrentes diretos pela sua qualidade e também por serem oriundos de uma região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental", disse Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional, em fevereiro de 2014, quando foi lançado o concurso público para a adjudicação da "Aquisição de serviços de criação e elaboração da identidade visual da marca Açores e criação e desenvolvimento dos diferentes manuais e estudos técnicos de aplicação da marca".

Diário Insular

Sem comentários:

Enviar um comentário