Dia Mundial das Zonas Húmidas

O dia 2 de Fevereiro foi oficialmente estabelecido como o Dia Mundial das Zonas Húmidas no fim de Outubro de 1996, na 19ª Reunião do Comité Permanente da Convenção de Ramsar.
Este dia coincide com o aniversário da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas (Convenção de Ramsar) que constitui um tratado inter-governamental adotado a 2 de Fevereiro de 1971 na cidade de Ramsar, no Irão. Representa o primeiro dos tratados com o objetivo de defender as zonas húmidas do mundo inteiro. De acordo com esta Convenção, as zonas húmidas são definidas como:


"Zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda os seis metros".

As zonas húmidas são ecossistemas muito importantes, principalmente no papel que representam na purificação da água doce.
O Dia Mundial das Zonas Húmidas é uma oportunidade dos governos, organizações e da população em geral, praticarem grandes e pequenas, ações no sentido da sensibilização das populações para as funções e valores das zonas húmidas, especialmente das Zonas Húmidas de Importância Internacional (inscritas na lista da Convenção sobre Zonas Húmidas).




Fonte:http://www.apea.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/Doc3200.pdf
http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.pt/2013/02/dia-mundial-e-imporancia-das-zonas.html
parquesnaturais.azores.gov.pt


Patrícia Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário