Terceira defende que a tourada à corda seja Património da Humanidade



Foi publicado um livro pela Associação de Mordomos das Festas Tradicionais da Ilha Terceira, que sintetiza, em opinião, os motivos pelos quais as touradas à corda devem ser Património da Humanidade da Unesco.

 “A Terra e o Gado, a Corda e as Gentes” é o título da obra e que segundo Arnaldo Ourique, membro da associação e autor do livro, assume que é o “ensaio interpretativo” da tourada à corda da ilha Terceira, uma vez que é simplesmente uma síntese da tradição. 

Apesar da tradição da tourada à corda permanecer viva e bastante enraizada o autor acha que é fundamental garantir a sua preservação e valorização, através do reconhecimento da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Assim sendo a associação irá entregar o livro à Unesco, em Angra do Heroísmo, Lisboa, Paris e também aos Governos dos Açores e da República, esperando um reconhecimento regional.


Fontes:http://www.rtp.pt/acores/cultura/terceira-apresenta-candidatura-da-tourada-a-corda-a-patrimonio-da-humanidade-som_46633
http://www.jornalacores9.net/regional/associacao-da-ilha-terceira-defende-que-a-tourada-a-corda-seja-patrimonio-da-humanidade/?cat=12
http://www.publico.pt/local/noticia/associacao-defende-que-a-tourada-a-corda-seja-patrimonio-da-humanidade-1694070
http://siaram.azores.gov.pt/patrimonio-cultural/touro-bravo/galeria/2.html

Sem comentários:

Enviar um comentário