Milhares de relíquias feitas com restos de capas do Santo Cristo

Milhares de relíquias produzidas com pedaços de capas que já adornaram a imagem do Santo Cristo, nos Açores, são distribuídas todos os anos pelos fiéis em troca de donativos, recordações que usam ao peito, e também nos carros e nos barcos.
Ao longo do ano, os fiéis obtêm num espaço próprio no santuário várias lembranças, como terços, medalhas, fitas vermelhas com as medidas da imagem do ‘Ecce Homo’, lenços, azulejos, emblemas bordados para as capas de estudantes e postais.
São, no entanto, as relíquias confecionadas com pedaços dos mantos oferecidos pelos fiéis, capas que se vão estragando ao longo dos anos, as lembranças mais solicitadas.
A imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres tem à volta de 30 capas e é sempre grande a expectativa, anualmente, em redor da capa eleita para cobrir o ‘Ecce Homo’, oferecido às freiras Clarissas pelo papa Paulo III há mais de 400 anos.
“Muitas das capas que o Santo Cristo leva são oferecidas por emigrantes. Mas à medida que vão envelhecendo não podem sair à rua e são reaproveitadas para fazer as relíquias”, explicou à Lusa o reitor do Santuário do Santo Cristo, monsenhor Augusto Cabral.
Nesta semana anterior ao início das celebrações, funcionárias e religiosas trabalham no santuário, onde se fortalece a confeção das pequenas relíquias com restos de capas do Santo Cristo.
“O santuário paga 0,35 cêntimos por cada relíquia. São feitas por religiosas e pessoas que aqui trabalham, uma forma de apoiar também estas pessoas", referiu o reitor, revelando que os pedidos para o envio destas recordações chegam também por via das "milhares de cartas" dos fiéis oriundos de várias partes do mundo, nas quais "manifestam a sua fé e os seus problemas pessoais e familiares".
Monsenhor Augusto Cabral sublinhou o “significado profundo” das festas do Santo Cristo, quer para os católicos residentes nas ilhas e emigrantes, como também para os turistas.







Fonte: http://www.acorianooriental.pt/noticia/milhares-de-reliquias-feitas-com-restos-de-capas-do-santo-cristo

Sem comentários:

Enviar um comentário