Açores irão ser palco de festival sobre som e urbanismo

A cidade de Ponta Delgada, irá receber nos dias 07 e 08 de abril, o 2.º Simpósio internacional sobre Som, Urbanismo e Lugar, denominado "Invisible Places", declarou à agência Lusa, Raquel Castro, promotora deste evento.
“O ‘Invisible Places’ é um simpósio internacional sobre som, urbanismo que pretende juntar investigadores e artistas de todo o mundo que estão interessados nesta matéria e na forma como o som é importante para o lugar e sua vivência”, afirmou Raquel Castro.
A responsável deste evento referiu que a primeira edição do festival aconteceu em 2014, em Viseu, tendo a opção pela ilha de São Miguel acontecido devido à sua “riqueza biológica, natural e sonora gigante”.
Raquel Castro é diretora do Festival Lisboa Soa, encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva, a quem se unem vários pensadores e artistas nacionais e internacionais desta área, neste evento apoiado pela Direção Regional da Cultura dos Açores.
“Ter nos Açores pessoas que pudessem pensar a sonoridade era algo que fazia todo o sentido, daí que tenhamos este ano seis artistas em residências, ‘workshops’, vários passeios sonoros com artistas que fazem propostas de percursos terrestres, a pé, com dispositivos de escuta específicos”, disse Raquel Castro.
A responsável afirmou que os Açores são um local privilegiado para promover este evento pelo facto de se “pensar aqui sobre a ecologia e as paisagens sonoras”.
De acordo com uma nota de imprensa da organização do evento, a “possibilidade de conhecer e experienciar a arte sonora e, sobretudo, aumentar a consciência auditiva” constitui um dos principais objetivos desta iniciativa.
O programa abrange 42 apresentações teóricas, seis oficinas e quatro passeios sonoros, bem como um “conjunto de propostas que representa o momento profícuo que se vive atualmente” nos estudos sonoros a nível mundial.
Estão ainda previstos concertos, instalações sonoras por toda a cidade de Ponta Delgada e oficinas que serão acessíveis a toda a população.
Como oradores convidados, o “Invisible Places”, contará com Hildegard Westerkamp, compositora, artista e ecologista do som canadiana, Sam Auinger, pensador, compositor e artista sonoro alemão e o arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa.
 
 






Fonte:http://viagens.sapo.pt/planear/roteiros-planear/artigos/roteiro-para-visitar-ponta-delgada / http://www.acorianooriental.pt/noticia/acores-vao-ser-palco-de-festival-sobre-som-e-urbanismo
 
 
Patrícia Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário