ART quer apostar na promoção de eventos culturais

Festividades devem ser cartaz turístico das ilha
A Associação Regional de Turismo (ART) pretende promover as festividades concelhias como um produto cultural a oferecer pelas ilhas dos grupos Central e Ocidental durante os meses de Junho, Julho e Agosto.
O diretor executivo da ART, José Toste, (…) na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL-2011), que as festividades de verão que vão decorrer em seis ilhas serão alvo de promoção com o objetivo de trazer mais turistas à Região.
Durante a ação promocional do cartaz cultural realizada pela ART na BTL-2011 foram apresentadas as Sanjoaninas, Festas da Praia, Festival Ilha Branca e a componente náutica da Semana do Mar.
(…)
Roteiro das festas
Entre 17 de Junho e 28 de Agosto decorrem 11 festividades concelhias em seis ilhas dos grupos Central e Oriental, havendo algumas, como são os casos do Festival de Julho, Cais de Agosto, Festas da Madalena, Festas da Praia, Festival Ilha Branca, Cais das Poças e Semana do Mar, que se realizam em simultâneo durante parte ou na totalidade do período em que decorrem.
O roteiro das festas de verão previstas para este ano tem início com as Sanjoaninas, que vão decorrer em Angra de 17 a 26 de Junho. A segunda festa da temporada será a XXIV Semana Cultural das Velas, que terá lugar de 29 de Junho a 03 de Julho.
Nas Lajes das Flores, decorre, de 15 a 18 de Julho, a Festa do Emigrante e na Calheta de São Jorge, de 21 a 24 de Julho, terá lugar o Festival de Julho.
As Festas de Nossa Senhora da Madalena serão as primeiras das três a ter lugar na ilha do Pico, realizando-se de 21 a 24 de Julho. No fim-de-semana seguinte (28 a 31 de Julho), será a vez do Cais Agosto ocorrer em São Roque do Pico.
Quando o verão cumprir os primeiros 30 dias já terão sido realizadas seis festas nas ilhas do grupo Central e Oriental. Com a página do calendário virada para o mês de Agosto pode-se encontrar assinaladas a realização das restantes cinco.
A Praia da Vitória vai estará em festa de 29 de Julho a 07 de Agosto, enquanto Santa Cruz das Flores promove aquela que é a mais recente festa concelhia - Cais das Poças, de 05 a 07 de Agosto.
Numa altura em que as Festas de Praia e Cais das Poças estão em dia de encerramento, começa, na Horta, a Semana do Mar, que decorrerá até 14 de Agosto. Ainda com as regatas da Semana do Mar a decorrer, será a vez de Santa Cruz da Graciosa estar em festa, de 12 a 15 de Agosto, com o Festival Ilha Branca, integrado nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
O encerramento do ciclo de festas concelhias da Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Flores cabe a Semana dos Baleeiros, que terá lugar nas Lajes do Pico de 22 a 28 de Agosto.
Hélio Vieira,
DI em Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário