A Associação Regional de Turismo (ART) quer mais turistas a visitar as restantes ilhas dos Açores, atenuando a discrepância existente na escolha pela ilha de S. Miguel (60%), e este ano vai investir cerca de 600 mil euros na organização e qualificação da oferta das 5 ilhas do Grupo Central e das 2 ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo).
Os Açores em 2010 receberam 350 mil turistas, o correspondente a 1.04 milhões de dormidas e a ART pretende agora trabalhar para captar o interesse dos potenciais turistas a visitar as outras ilhas do arquipélago e aumentar a média de permanência nestas ilhas de 2.3 para 3.5 dias.
“Existem mais sete ilhas a explorar, todas elas com diferentes realidades e ofertas e, no caso do Grupo Central, estão todas próximas, o que pode ser perfeitamente aproveitado para quem visita, pelo que queremos atrair mais visitas para este universo, pese embora, a filosofia seja sempre a de coordenação conjunta com a estratégia do Governo Regional, destacando cada ilha por aquilo que cada uma tem de melhor para oferecer”, afirma José Toste, director executivo da ART.
Segundo a mesma fonte, a estratégia passa também por apostar mais ainda na promoção da Região em mercados estrangeiros estratégicos na Europa e ainda nos EUA e Canadá, dado, não só à sua proximidade, mas também pelo facto de haver uma grande comunidade de emigrantes já de várias gerações com interesse em revisitar a terra de onde partiram.
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Os Açores em 2010 receberam 350 mil turistas, o correspondente a 1.04 milhões de dormidas e a ART pretende agora trabalhar para captar o interesse dos potenciais turistas a visitar as outras ilhas do arquipélago e aumentar a média de permanência nestas ilhas de 2.3 para 3.5 dias.
“Existem mais sete ilhas a explorar, todas elas com diferentes realidades e ofertas e, no caso do Grupo Central, estão todas próximas, o que pode ser perfeitamente aproveitado para quem visita, pelo que queremos atrair mais visitas para este universo, pese embora, a filosofia seja sempre a de coordenação conjunta com a estratégia do Governo Regional, destacando cada ilha por aquilo que cada uma tem de melhor para oferecer”, afirma José Toste, director executivo da ART.
Segundo a mesma fonte, a estratégia passa também por apostar mais ainda na promoção da Região em mercados estrangeiros estratégicos na Europa e ainda nos EUA e Canadá, dado, não só à sua proximidade, mas também pelo facto de haver uma grande comunidade de emigrantes já de várias gerações com interesse em revisitar a terra de onde partiram.
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Outra acção a destacar é a divulgação dos Açores como um destino de férias repletas de animação cultural durante o Verão, com um programa de festas disperso pelas ilhas do Grupo Central e Ocidental ao nível de concertos musicais, feiras gastronómicas e taurinas.
A ideia central é consolidar a oferta existente, mas sobretudo desenvolver soluções para os períodos sazonais, através do Turismo Cultura e Turismo Natureza.
A ideia central é consolidar a oferta existente, mas sobretudo desenvolver soluções para os períodos sazonais, através do Turismo Cultura e Turismo Natureza.
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