O Nosso Falar Ilhéu - Um livro a recordar


'Os meus destinatários implícitos são todos os alunos que durante duas décadas me fizeram sentir gente.
Como tudo tem o seu tempo, um livro aconteceu para aprender a dor do parto da escrita e exorcizar outras dores.' (Olímpia Faria)

Este livro, publicado em 1997, é da autoria de Maria Olímpia Faria, nascida a 30 de Abril de 1952, na ilha de São Jorge.

Com bacharelato em Filologia Românica, pela Universidade de Luanda, desempenhou a sua actividade de docente no concelho da Calheta, da ilha onde nasceu, entre outros lugares como: Gabela, Angola e Ponta Delgada.

Participou em publicações como: 'A União', 'Jornal da Praia', 'O Director', 'Renascer', entre outros.

Agora, encontra-se retirada, mas a professora Olímpia, como é conhecida, foi minha professora no ensino secundário e uma das melhores professoras e pessoas que encontrei em todo o meu percurso académico. 

2 comentários:

  1. Li este livro da professora Olímpia há uns bons anos quando a Professora teve o gesto nobre de me oferecer, numa das minhas passagens por São Jorge. Eu que sou angolana de nascimento, mas que vivi sete anos nos Açores, não podia ter ficado mais encantada com o livro, pois ele veio exactamente ajudar-me a perceber com rigor as expressões que muitas vezes eu ouvia e que sinceramente nem sempre entendia. Tenho a maior estima pela Professora Olímpia e desejo os maiores êxitos para todas as suas obras. Bem haja cara amiga.
    Carolina Santos

    ResponderEliminar
  2. Eu foi de ferias ao Canada. Fiquei en cas de uma Irma's de ela nome Gilda. Give la ao putti diadem de relampago paginare o Livero. E fascinate, e Tenno Pena de Mao term Mai's tempo,

    ResponderEliminar