Em 2001 a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de maio Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural, para destacar a importância dos valores da paz e da solidariedade, e apelou a todos os Estados Membros, os orgãos intergovernamentais, às organizações do sistema das Nações Unidas e às organizações não-governamentais competentes a, entre outras atividades, sensibilizar a opinião pública sobre a riqueza da diversidade cultural e, em particular, a promover, por meio da educação e dos meios de comunicação, uma consciencialização do valor dessa diversidade.
Este dia destina-se a enviar a todos aqueles que buscam semear a divisão entre os seres humanos um sinal e dizer-lhes que suas tentativas sempre encontram resistência por parte daqueles que têm fé nas forças, mais poderosas, da tolerância e da compreensão.
De muitas maneiras, a causa da harmonia global é precária. A atividade económica global e os avanços nas comunicações ilustram o aumento da interconectividade da humanidade, ainda que barreiras, desconfiança e hostilidade persistam entre pessoas e culturas. O aumento do contato também gera medos – imaginários e reais – de perder costumes, idiomas e identidades, que nos são caros.
Um mundo de paz e solidariedade só poderá ser alcançado através do reconhecimento e da celebração de nossa diversidade. Para marcar este dia, a Aliança das Civilizações das Nações Unidas e a UNESCO, em parceria com diversos atores, desde organizações populares até grandes empresas, estão realizando uma campanha para “Fazer UMA coisa” pela diversidade e pela inclusão em 21 de maio.
A campanha pede a todas as pessoas – de jovens a tomadores de decisão, de líderes religiosos a jornalistas, empresários e outros formadores de tendências e opiniões – que se manifestem pela riqueza espiritual, social e económica que derivam de nossa diversidade cultural. Neste dia, e durante toda nossa vida, tomemos medidas – em grande e pequena escala, com nossas famílias e amigos, velhos ou novos – que fortaleçam os laços, aprofundem nosso entendimento do valor da diversidade cultural e nos ajudem a viver melhor juntos.
Um dia carismático, a assinalar, em que podemos reflectir sobre a melhor maneira de vivermos uns com os outros, ultrapassando barreiras.
Fontes:http://marciojanousek.multiply.com/calendar/item/3/Dia_Mundial_do_Desenvolvimento
_Cultural_UNESCO_;
http://www.acnur.org/t3/portugues/sobre-o-site/envolva-se/eventos/dia-mundial-para-a-diversidade-cultural-e-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento/
Sem comentários:
Enviar um comentário