A Baía da Horta faz agora parte do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, depois de no passado dia 26 de Maio o presidente do Município, João Castro, ter apresentado a candidatura açoriana e portuguesa no Senegal, apesar de só serem consagrados daqui a um ano.
Apadrinhada pela Câmara de Setúbal, a única do país que integrava uma baía naquele clube até ao momento, a Baía da Horta faz agora parte das 37 mais belas baías do mundo, estando este ano sujeita a visitas de avaliação, por parte da organização, para mais tarde receberem o galardão.
Este processo de candidatura iniciou-se em Fevereiro de 2010 no âmbito da Comissão Náutica Municipal da Horta.
Durante este congresso mundial, a autarquia da Horta apresentou um dossier com as principais linhas da sua candidatura, tendo em consideração a inserção desta enseada na zona costeira da cidade, a sustentabilidade paisagística e ambiental do local e das zonas envolventes, na sua correlação natural, comercial, cutural e turística com o Porto da Horta e ainda a sua localização central no arquipélago. A par com este dossier foi também apresentado um vídeo promocional, realizado pela ART (Associação Regional de Turismo), que a autarquia adaptou para este congresso.
Alguns dos critérios de adesão ao clube era a baía possuir: notoriedade no plano local e nacional, forte ligação à dinâmica da cidade, munida de medidas de protecção, fauna e flora interessantes, detentora de espaços naturais atractivos e significativos, emblemática para a população e apresentar pelo menos dois critérios reconhecidos pela UNESCO na categoria de bens culturais ou naturais.
A par de outros prémios que o Faial tem recebido recentemente, como o atribuído ao Parque Natural, esta entrada para o clube das mais belas baías do mundo confere a nível internacional a qualidade e a sustentabilidade da ilha, podendo isso ser importante para o turismo.
Fundado a 10 de Março de 1997 em Berlim, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento turístico, económico e social sustentável, através de troca de experiências entre os participantes.
Sem dúvida uma mais valia para a cidade da Horta e para a ilha do Faial, e para o seu desenvolvimento turístico, apelando ainda mais aos turistas para visitarem esta bela baía.
Fonte: Jornal Incentivo, de 31/05/2011
Fonte da imagem:http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Horta
Sem comentários:
Enviar um comentário