A Terceira está incluída numa iniciativa do Observatório do Turismo dos Açores (OTA), em colaboração com as organizações não governamentais francesas INTA (International Urban Development Association) e Acting for Life (Tourism, Ethics and Development), que decorre na ilha nos dias quatro e cinco de setembro. Em causa está a primeira Escola de Verão sobre Turismo.
Segundo o presidente do OTA, Carlos Santos, está prevista uma ronda de visitas e entrevistas com responsáveis e entidades do setor, com vista a saber quais são "os principais desafios e problemas que enfrentam a hotelaria e o turismo".
A presença na Terceira está incluída neste projeto, mais amplo, sendo que ações semelhantes decorrem no dia três de setembro no Pico e a seis, sete e oito em São Miguel. Será depois produzido um relatório final, a apresentar na ilha de São Miguel no dia nove do mesmo mês.
Este relatório, de acordo com Carlos Santos, apontará estratégias a seguir pelo setor na Região.
Ao todo, estão envolvidos na iniciativa 15 especialistas, sendo treze estrangeiros. Entre os peritos em causa estão pessoas ligadas a várias áreas, desde diretores de unidades hoteleiras a investigadores universitários.
Paralelamente, decorrem workshops sobre vários temas ligados ao Turismo, sendo que um acontece no dia quatro de setembro, na cidade da Praia da Vitória.
Colocar o projeto no terreno implicou a colaboração de diversas entidades, como autarquias ou a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, por exemplo.
São vários os problemas com que o setor do Turismo e a hotelaria em particular se debatem na ilha Terceira. A dimensão da crise já motivou uma deslocação, em janeiro, do secretário regional da Economia para contactar com empresários e agentes. Vasco Cordeiro afirmou na altura que o caminho para reverter o decréscimo do fluxo de turistas rumo à Terceira que se verificou deve ser a afirmação de produtos turísticos que sejam facilmente identificados com a ilha.
Segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, entre janeiro e dezembro de 2010, em comparação com o período homólogo do ano anterior, a ilha Terceira desceu 7,1 por cento no número de dormidas. São Jorge foi a única ilha a registar também uma queda de dormidas no ano passado, com menos 6,2 por cento.
Sem comentários:
Enviar um comentário