Vulcanismo dos Açores


O Arquipélago dos Açores situa-se em pleno Atlântico Norte entre as latitudes 37º e 40ºN e as longitudes 25º e 31ºW, a uma distância de cerca de 1600 km do continente europeu. É composto por nove ilhas e diversos ilhéus. As ilhas estendem-se por uma faixa com cerca de 600 km de extensão, segundo três grupos distintos: o Grupo Ocidental, que inclui as ilhas de Flores e Corvo, o Grupo Central, que inclui as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Oriental, que integra as ilhas de São Miguel e Santa Maria e os ilhéus das Formigas.
Em cinco ilhas dos Açores (S. Miguel, Terceira, Faial, Pico e São Jorge) já se registaram erupções depois do seu povoamento, no século XV. Na Graciosa há actividade fumarólica permanente e nas restantes três (Santa Maria, Flores e Corvo) não há manifestações, nem mesmo secundárias.
Vantagens associadas aos vulcões (O exemplo das Furnas):
As fumarolas bem como as nascentes associadas a fenómenos de vulcanismo trazem algumas vantagens às populações.
O vulcanismo nas Furnas gera locais atractivos com as suas caldeiras, fumarolas, lagoas e riqueza em flora. A atracção deste local é evidenciada pelo facto de gerar turismo e como tal benefícios económicos para a população residente.
s cinzas vulcânicas das erupções plinianas, que podem a curto termo ser prejudiciais para o ambiente, são a longo termo úteis, aumentam conteúdo em minerais do solo, bem como a sua fertilidade. A fertilidade do solo nos Açores reflecte-se na existência de actividade agrícola e nas sua paisagens luxuriantes.

Fonte: http://ciencia-jornalao.blogspot.com/2006/11/os-vulces-dos-aores.html
 

Sem comentários:

Enviar um comentário