Lagoa do Fogo - 7Maravilhas - Praias de Portugal




A um mês de terminar a votação pública para eleger as 7Maravilhas – Praias de Portugal®, as 7 Maravilhas revelam as 10 praias mais votadas até ao momento. Com 419.127 votos, a eleição decorre até 7 de Setembro e as 7 vencedoras são reveladas a 8 de Setembro, na Costa Alentejana, Região Anfitriã. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais, para este que é o espetáculo com o primeiro palco do mundo composto por esculturas gigantes emareia.
As 10 praias mais votadas, por ordem alfabética e independentemente da categoria em que concorrem, são: Costa Nova; Fisgas de Ermelo; Lagoa do Fogo; Praia da Ilha de Tavira; Praia da Zambujeira do Mar; Praia de Odeceixe; Praia de V. N. de Milfontes – Furnas; Praia do Guincho; Praia do Porto Santo; e Ribeira -Albufeira do Azibo.
A votação decorre até às 14horas do dia 7 de Setembro de 2012 e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada uma das 7 categorias, ou seja, será eleita uma Maravilha por categoria. É possível votar através do site oficial (www.7maravilhas.pt), no facebook (www.facebook.com/7maravilhas -tab “Votação”) e por chamada telefónica (custo de 0,60€ + IVA).

Lagoa do Fogo
S. Miguel - Açores
Para votar na Lagoa do Fogo por chamada telefónica:
760 207 718

Caraterísticas e Curiosidades:
Classificada desde 1974 como Reserva Natural. Situada no centro da ilha de S. Miguel, a 575m de altitude, com uma profundidade máxima de 30m, a Lagoa do Fogo, encontra-se rodeada por densa vegetação endémica e ocupa a enorme caldeira do vulcão do fogo.
Desaguam na Lagoa do Fogo, cerca de 18 cursos de água e um total de 41 linhas água, com percursos, em geral, muito curtos, na ordem dos 150 a 300 m de extensão, com excepção da ribeira mais hierarquizada desta bacia de drenagem, localizada mais a norte da bacia, que por si só reúne cerca de 40% do total dos cursos de água existentes.
No interior da caldeira, ocorreu uma erupção de natureza traquítica no ano de 1563. Na vertente Norte do vulcão, ocorrem manifestações de vulcanismo secundário, como nascentes de águas minerais, águas quentes férreas, fumarolas e um campo geotérmico, utilizado para a produção de energia eléctrica.
Para além de estar inserida na Rede Regional de Áreas Protegidas, esta área encontra-se classificada como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 e área RAMSAR.




Sara Luís


Sem comentários:

Enviar um comentário