TP e UNESCO lançam manual de gestão sustentável do Património Mundial

 
 
 
O Turismo de Portugal (TP) e a UNESCO lançaram ontem, em Lisboa, um manual de boas práticas para a gestão sustentável de recursos culturais e patrimoniais, uma publicação que se destina aos gestores dos 40 sítios Património da Humanidade de origem e influência portuguesa em todo o mundo.

O objetivo do manual, explica o TP em comunicado, é aumentar as competências das entidades gestoras destes sítios para “planearem e gerirem o turismo de uma forma mais sustentável em benefício das comunidades locais e dos seus visitantes, conciliando a preservação do património com os seus potenciais benefícios económicos a longo prazo”.

A publicação, disponível em português e em inglês, reúne as conclusões do projeto de parceria “Gestão Turística dos Sítios Património Mundial de Origem e Influência Portuguesa” desenvolvido ao longo de dois anos entre o Turismo de Portugal e a UNESCO, através do Centro do Património Mundial.

O projecto pretende desenvolver competências adequadas à realidade de cada localização, que permitam a gestão integrada dos sítios, o envolvimento das partes interessadas, a monitorização de objectivos, a interpretação dos sítios e a escolha de mensagens, além da identificação de atrações turísticas e da criação de produtos turísticos.

As melhores práticas de gestão destes recursos foram já identificadas e testadas com recurso a três estudos de caso representativos, como é o caso do Forte de Mombasa, no Quénia, do Centro Histórico de Évora e dos Sítios Arqueológicos do Vale do Côa, cujos resultados são agora disponibilizados aos gestores dos 40 sítios.

O projecto arrancou no primeiro semestre de 2011 e integrou dois workshops em Lisboa e em Évora, acompanhados por especialistas da UNESCO, nos quais participaram os representantes de todos os sítios classificados como Património Mundial, portugueses e de origem ou influência portuguesas.

Recorde-se que, por todo o mundo, existem 40 sítios de origem e influência portuguesa classificados pela UNESCO como Património da Humanidade, dos quais 14 estão localizados em Portugal, enquanto os restantes 26 estão espalhados por 18 países dos quatro continentes.
 
De recordar também que, nos Açores temos dois locais classificados como Património Mundial da UNESCO, o Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na Terceira, que se pode ver na imagem, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.
 
Fonte:http://www.turisver.com/article.php?id=59833
Fonte da imagem:http://www.percursos.net/rec_csfc_un12_rec_patrimonio_patmundial_angra.htm
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário