Artesanato com flores

O artesanato, personifica a riqueza de um património, vasto e repleto de motivos de interesse, onde se projecta a peculiar maneira de ser dos portugueses.
O gosto que os açorianos demonstram pelas flores artificiais é antigo, estes utilizam folha de flandres, as escamas de peixe , os casulos de bicho da seda, o papel, os tecidos ou as penas. Com estes elementos enfeitam-se os lares, altares e andores.
Ao que consta, foram as flores de papel, mais conhecidas como flores de freira, ensinado nos conventos, as mais populares uma vez que eram utilizadas na ornamentação da casa  e das ermidas.
Existe também ramos de pequenas flores amareladas, que parecem um fino tecido feitas de casulo de bicho da seda, Estes são pacientemente tratados e recortados  em finas pétalas e folhas, com que haverão de armar-se as flores e os ramos.
Por sua vez, os ramos de flores feitos em escama de peixe, são verdadeiros prodígios. As escamas depois de lavadas, escolhidas e recortadas, com o auxilio de uma pequena tesoura, tomam a forma de flores, que se agrupam em ramos com fio de canotilho e são adornados de prateados fios e pequenas pérolas, sendo assim um dos emblemáticos produtos do artesanato dos Açores.

















Flores Escama de Peixe

















Flores Casulo Bicho da Seda


Fonte: Livro Artesanato dos Açores

Sem comentários:

Publicar um comentário