Hora do Ofício
Formações em artesanato
Esta formação terá a duração de oitenta horas, em horário pós-laboral, nos dias úteis, das 18h00 às 22h00.
As inscrições estão abertas até 31 de Outubro e realizam-se por meio da ficha de candidatura, disponível no site oficial da Câmara Municipal de São Roque do Pico. Este documento deverá ser enviado via e-mail paraRosa.MP.Machado@azores.gov.pt
A aposta, do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, na formação das rendas típicas da ilha do Pico, insere-se no Plano de Formação 2013, designado Hora do Ofício.
O principal objetivo é valorizar as Artes e Ofícios Tradicionais dos Açores, qualificando os artesãos ao nível técnico. A promoção da qualidade dos produtos potencia o desenvolvimento de microempresas artesanais e dignifica o estatuto do artesão e das unidades produtivas artesanais.
A formadora do curso de rendas típicas da ilha do Pico, Liseta Ferreira, irá transmitir saberes, técnicas tradicionais, ampliando os conhecimentos da arte tradicional.
A Hora do Ofício é um projeto que durante este ano chegou a todas as ilhas, sob o modelo de formação artesanal. Desde o início do ano já se realizaram sete workshops, colóquios e encontros, entre os quais esteve: a Tecelagem e Confeção do Traje Regional, em São Miguel; Pintura em Azulejo, na Terceira; Escamas de Peixe, em São Jorge e no Corvo;Patchwork, nas Flores e Confeção de Sabão, em Santa Maria.
Este mês ocorrem em simultâneo as formações em Croché Artístico, no Pico, e em vimes e junco, no Faial.
Por definir está apenas a formação em bordados a acontecer na ilha de São Miguel.
Com a Hora do Ofício fica cumprida a valorização do artesanato regional e concretizada a introdução de conceitos atuais aplicados à fabricação artesanal.
Para se inscrever na formação entre no link : http://www.municipiosrp.pt/Default.aspx?Module=Noticia&ID=1463
Fonte: http://www.municipiosrp.pt/
Ana Antunes
|
Sem comentários:
Enviar um comentário