SPEA promove workshop de primeiros socorros para aves selvagens




A SPEA Açores irá promover nos dias 16 e 17 de novembro na Povoação a I Edição nos Açores do Workshop "Primeiros Socorros para Aves Selvagens" em parceria com o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) da Associação Aldeia. Esta formação destina-se a todos os interessados que desejem aumentar os seus conhecimentos nesta temática.
O crescimento do interesse pela recuperação de animais silvestres em Portugal, nomeadamente aves, tem sido evidente nos últimos anos, daí a necessidade de formação que tem sido manifestada por técnicos, colaboradores e voluntários que trabalham ou colaboram no estudo e conservação da fauna selvagem.
Nesse sentido a SPEA organiza no fim de semana de 16 e 17 de novembro, o I Workshop de “Primeiros Socorros para Aves Selvagens” em São Miguel, em colaboração com o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) da Associação Aldeia. Esta formação irá decorrer na Vila da Povoação, com início às 9h, com duração prevista de 16h e destinando-se a todos os interessados na temática.Nos Açores, sendo as aves o principal grupo de fauna selvagem, são estas as principais vítimas de acidentes ou outras situações que levam à necessidade de lhes prestar auxílio. Os principais problemas verificados na Região decorrem de colisões (com cabos, postes, etc), atropelamentos, envenenamento e exaustão (com aves migradoras). Estas ocorrências podem ser ultrapassadas, se não forem demasiado graves, com a prestação dos devidos cuidados de primeiros socorros.

Os formadores, Ricardo Brandão e Daniela Costa, são técnicos veterinários do CERVAS com larga experiência no tratamento e recuperação de aves selvagens, sendo que o workshop irá abordar diversos assuntos tais como: fisiologia, manipulação de aves, noções básicas de exame físico e diagnóstico, bem como algumas técnicas básicas de imobilização e tratamento. O curso terá um custo de 5€ para sócios da SPEA e de 10€ para não sócios. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas através da página do Centro Ambiental do Priolo em http://centropriolo.spea.pt/ ou através do telemóvel 918 536 123.


Sandra Amaral


Fonte:http://www.obaluarte.net/pagina/edicao/2/16/noticia/10336

Sem comentários:

Enviar um comentário