Pão de casa Santa Maria

 
O pão de trigo foi e continua a ser a base da alimentação da população mariense, é feito com farinha de trigo, fermento de milho, água e sal.
Para fazer o pão primeiro é necessário fazer o fermento de milho, antigamente deixava-se uma pequena quantidade de pão de uma cozedura para a outra dentro de uma tigela em local fresco. Começava-se por peneirar a farinha de trigo e de milho, depois aquecia-se a água para escaldar o fermento e depois da farinha de milho peneirada juntava-se água quente e mexia-se com uma colher de pau, de seguida fazia-se uma cova no meio da massa, colocava-se a pequena quantidade da cozedura anterior, juntava-se  uma colher de sal desfeito em agua e amassava-se com as mãos, juntava-se água necessária para fazer uma massa homogénea e deixa-se levedar.
Para a massa do pão, era feita da mesma forma mas só com a farinha de trigo peneirada e utilizando o fermento de milho. A massa ficava a levedar e entretanto acendia-se o forno de lenha até ficar bem quente. Tendia-se a massa em pequenas quantidades envolvendo em farinha e deitava-se em alguidares pequenos até ir ao forno, depois do forno quente colocava-se o pão a cozer aproximadamente uma hora.
O pão de trigo é conhecido em Santa Maria por “pão caseiro” ou ”pão de casa”, pelo fato de antigamente havia muitas pessoas coziam o pão em casa.
Hoje pode ser encontrar este tipo de pão nas padarias da ilha, e pode ser acompanhado com queijo, manteiga e pé torresmo.
Prove e delicie-se com o “pão caseiro” mariense.
 
Fonte: Sandra Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário