A Roda Açoriana, consiste num prato "três em um", acompanhado com Inhame, (tubérculo localmente conhecido por "Côco") e que lhe possibilita a prova de Linguiça, Morcela de Sangue e Favas guisadas.
A linguiça do Pico tem um tempero apimentado e fresco. Esta fica tradicionalmente 3 dias a "curtir" no tempero, em que o limão tangerino (espécie de lima), lhe confere uma sabor característico. Depois das linguiças enchidas, passam para o fumeiro onde ficam cerca de 8 horas.
Há locais na ilha do Pico, principalmente na zona sul, onde a festa da matança do porco dura uma semana, isto para que os convidados provem as linguiças. A morcela tradicional do Pico é confeccionada com sangue de porco, cebola de rama e muitas especiarias (canela, cominhos, nosmoscada, pimenta, sal, cravinho), para além de um pouco de aguardente é servida com batata doce e laranja. As favas guisadas são um petisco tradicional das festas locais, tanto religiosas, como profanas, assim como nas adegas. Para a confeção deste prato, são empregues favas secas, as quais são demolhadas com uma antecedência de 2 ou 3 dias. As favas são depois cozidas. Prepara-se um refogado com azeite, cebola, alho, malagueta, temperos e molho de tomate e junta-se as favas para tomarem o sabor do molho.
Roda Açoriana |
Sugestão de Vinho: Terras de Lava tinto, Curral Atlantis Merlot e Cabarnet Souvignon.
Fonte de informação: Livro Roteiro Gastronómico - São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo
Andreia Goulart
Sem comentários:
Enviar um comentário