O roteiro de Domingos Rebelo inicia-se no antigo cais da Alfândega, retratado pelo pintor no seu quadro mais simbólico, "Os Emigrantes" e que faz parte do primeiro placar informativo de um conjunto de seis placares que irão ser postos nos espaços mais distintos de Ponta Delgada e representados na própria obra do pintor Domingos Rebelo.
O primeiro placar foi posto junto à Sede da PSP, na Avenida Infante D. Henrique, que era dantes o antigo cais da Alfândega de Ponta Delgada que, Domingos Rebelo retrata neste quadro mostrando um grupo de camponeses a esperar pela sua vez de entrar num bote que os iria levar a um navio de vapor para seguirem a sua viagem de emigração para o desconhecido.
É um projeto em parceria com o neto do pintor, Jorge Rebelo que, vive em Lisboa e que enviou uma mensagem neste dia, que foi lida pelo fotógrafo Fernando Resendes, sobre a finalidade deste projeto, que consiste em dar visibilidade pública ao enorme património do artista e com isto cooperar na promoção da ilha de São Miguel e especialmente, na cidade de Ponta Delgada, cidade esta onde nasceu Domingos Rebelo e retratou em imensas fotografias, desenhos e pinturas.
Ainda no decorrer desta semana será posto o segundo placar na Calheta Pêro de Teive retratada por Domingos Rebelo, um roteiro que atrai a uma pausa para admirar pontos significantes da cidade.
Os Emigrantes, de Domingos Rebelo |
Fonte: http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=38585&visual=3&layout=10&tm=7
java.lerportugues.net
Patrícia Machado
Sem comentários:
Enviar um comentário