Diz-se que na ilha do Faial, a primeira veneração de Natal foi o altarinho e só depois se tornou costume fazer o presépio. Os altarinhos mantiveram-se pelos séculos e demonstram agora a tradição da população.
A imagem do Menino Jesus no cimo de um altar de rendas antigas, decorado com laranjas e tangerinas, castiçais com velas, flores da época, o trigo e a ervilhaca que germinaram nas últimas semanas e a luminária de azeite. Estes são os elementos mais importantes do altarinho e, o mais importante é, sem dúvida, o Menino Jesus, uma imagem que, neste caso sobreviveu mais de 100 anos e, o último risco que correu mas resistiu foi o sismo de 1998.
Para ajudar a conservar esta tradição, o Núcleo Cultural da Horta continua a promover um concurso. Este ano candidataram-se a um prémio de 50 euros quatro altarinhos. Possuem alguns toques de modernidade mas todos com o mesmo objetivo de venerar o Menino Jesus.
É ainda uma forma de agradar aos utentes da Santa Casa da Misericórdia da Horta e abrir as portas à visita da população.
As visitas poderão ser feitas até ao Dia de Reis, e o horário será entre as 14h00 e as 16h00 para quem quiser apreciar esta linda tradição de Natal, na ilha do Faial.
Fonte: http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=38717&visual=3&layout=10&tm=10 / www.rtp.pt
Patrícia Machado
Sem comentários:
Enviar um comentário