Enquadramento histórico
"As necessidades de conservar o leite enquanto reserva alimentar, levaram desde muito cedo à produção do Queijo do Pico, havendo registo da produção deste produto no séc: XVIII para consumo doméstico."
Este é um queijo de grande qualidade, muito apreciado pelos habitantes locais e por quem nos visita, boas razões que levaram a esta iguaria a ser um produto certificado pelo Organismo Privado de controlo e Certificação, sendo então um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).
Descrição
É um queijo curado, de pasta mole, com um aroma agradável, tem forma circular e apresenta cerca de 16 a 17cm de diâmetro, 2cm a 3 de altura e um peso que pode variar entre os 650g e os 800g . Crosta amarela pálida e seu interior é branco-amarelado, contendo uma textura pouco compacta, untuosa e irregular, uma vez que apresenta uns pequenos olhos, o sabor deste queijo é ativo e salgado.
É um queijo de fabrico artesanal nas queijarias familiares e tradicionais da ilha do Pico, a partir de leite de vaca cru, coalho animal e sal.
Na maioria dos casos, o leite para a produção do queijo vem das explorações do proprietário da queijaria. A produção é iniciada quando o leite chega à queijaria e todo o processo desenrola-se de forma artesnal. Após a prensagem, o queijo é deixado na mesa de dessoramento, sendo depois salgado e colocado na sala de cura durante 17 a 30 dias.
Livro - Produtos Tradicionais (São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo)
Edição - ADELIAÇOR (Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores) 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário