108 cruzeiros vão escalar a Região

 
Os Portos dos Açores prevêem, para este ano, um aumento nas escalas de cruzeiros em 60%, para 108, estimando-se em 90 mil o número de passageiros que irão visitar o Arquipélago durante este ano.

Neste momento, a entidade responsável pela gestão dos portos da Região já deu a conhecer o plano de escalas de embarcações de cruzeiro, verificando-se, à semelhança de anos anteriores, um aumento no número de paragens. 

O dia 14 de Maio será o mais movimentado do ano, com a visita de três navios. O Norwegian Epic em estreia, o Crown Princess e o Celebrity Constellation atracam, neste dia em Ponta Delgada, que no conjunto deverão trazer mais de 7.000 visitantes à maior cidade açoriana.

S. Miguel é de resto a ilha que mais escalas tem previstas para este ano, 63, abrindo e fechando o ano com as visitas do Queen Elizabeth, seguindo-se o Faial (Horta) com 14 escalas e Terceira com 12 (quatro em Angra do Heroísmo e oito na Praia da Vitória). Santa Maria irá receber cinco escalas, na Graciosa serão três, os dois portos do Pico somarão quatro escalas e São Jorge terá uma visita. O Corvo e as Flores somarão cinco visitas, com duas e três escalas respectivamente.

O mais recente navio da Cunard não é o único a bisar naquela ilha em 2011 que irá receber o navio da P&O Aurora, de 76 mil toneladas e capacidade para mais de 1.800 passageiros, em quatro ocasiões, sendo que a primeira já teve lugar, seguindo-se duas passagens em Abril e uma quarta em Dezembro.

Ainda da P&O, o Arcádia, de 83 mil toneladas e capacidade para cerca de 2.000 passageiros, atracará em Ponta Delgada em três ocasiões, Janeiro, Junho e Novembro.

O Ocean Countess também passa pelos Açores em três ocasiões e é um dos navios que tocará dois portos açorianos, no caso Ponta Delgada e Horta. O navio de 16 mil toneladas e capacidade para 800 passageiros escalou Ponta Delgada a oito de Janeiro, seguindo-se uma segunda passagem a 12 de Março na Horta e no dia seguinte novamente em S. Miguel.

O campeão das escalas nos Açores será no entanto o Sea Cloud II que escala o arquipélago em 12 ocasiões, todas entre 17 e 27 de Abril, designadamente nos dias 17 e 24 de Abril em Ponta Delgada, 18 e 25 na Horta, dia 19 no porto das Lajes das Flores e no Corvo, dia 20 na Graciosa e no porto de São Roque no Pico, dias 21 e 26 em Angra do Heroísmo e dias 22 e 27 na Vila do Porto em Santa Maria. O Bremen, paquete de pequenas dimensões, com seis mil toneladas e capacidade para 184 passageiros, passará em nove ocasiões também em várias ilhas.

O Norwegian Epic, com 153 mil toneladas e capacidade para 4.200 passageiros, será o maior navio a escalar os Açores durante 2011. O mais recente paquete da Norwegian Cruise Line passará por Ponta Delgada em Maio, no dia 14 e em Outubro, no dia 27. A marca Celebrity Cruises irá passar em sete ocasiões nos Açores com alguns dos mais recentes navios da frota como a estreia do Celebrity Equinox, Solstice ou o Eclipse, além do Constellation.

O grupo Carnival Corporation será o que mais vezes visitará o arquipélago, em 21 ocasiões e por companhia a P&O e a Hapag-Lloyd são as mais frequentes, com dez cada. Entre as estreias de navios, além dos Celebrity Equinox a nove de Maio e o Norwegian Epic a 14 de Maio, os Açores irão receber pela primeira vez o Aida Aura que celebra uma dupla estreia, primeira escala do navio e da companhia, a três de Setembro. Outras estreias destacadas pelos Portos dos Açores são o Ocean Countess, Sea Cloud II, Star Clipper, Seadream I, National Geographic Explorer, Clipper Odyssey e Kristina Katarina.

Sem comentários:

Enviar um comentário