Amêijoas de São Jorge

Amêijoas apanhadas na Lagoa da Fajã de Santo Cristo (Ilha de São Jorge).
Foto de: RS Santos © ImagDOP

As amêijoas são moluscos que possuem uma concha dupla (bivalve) que envolve todo o organismo e o protege dos predadores. No arquipélago dos Açores ocorrem poucas espécies de amêijoas com interesse pesqueiro. A única espécie comercialmente explorada é a vulgarmente conhecida por amêijoa-boa - Tapes decussatus -, que ocorre apenas na Ilha de São Jorge, mais precisamente na Lagoa da Fajã de Santo Cristo. Apesar de existir no continente (Algarve, Aveiro, etc.) em nenhum outro local atinge um tamanho tão grande como em São Jorge (mais de 8 cm).

As amêijoas alimentam-se filtrando a água através das brânquias e retendo as partículas alimentares que se encontram em suspensão na água. Como vivem geralmente enterradas,necessitam de ter um sifão que atravesse o sedimento. A concha das amêijoas é bastante robusta e tem uma cor acastanhada, com umas bandas mais escuras. Os sexos estão separados e não é possível identificar cada um deles externamente. A reprodução ocorre no Verão, dando-se a fecundação na água livre.
A exploração deste recurso é regulamentada pelas portarias nº 63/89 (29 de Agosto) e n.º 23/92 (14 de Maio). As medidas adoptadas pelas mesmas são:
  • obrigatoriedade de todos os apanhadores possuírem uma "licença de apanha", efectuarem todas as descargas em lota e preencherem um "Diário de apanha";
  • período de defeso entre 15 Maio e 15 de Agosto;
  • tamanho mínimo de captura de 30 mm;
  • proibição de captura na zona-entre-marés;
  • a captura máxima permitida por apanhador licenciado é de 50 kg por mês;
  • utilização de ancinhos com um mínimo de 3 cm de distância entre dentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário