Açores: Cozido das Furnas e sopa do Espírito Santo candidatas às 7 Maravilhas da Gastronomia


A Gastronomia constitui um dos produtos “que pode contribuir de forma muito importante para a afirmação do sector do turismo nos Açores”, defendeu hoje, em Ponta Delgada, o Director Regional do Turismo, Miguel Cymbron, durante a apresentação, pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores, das candidaturas regionais ao concurso “Sete Maravilhas da Gastronomia”.

Segundo Miguel Cymbron, “esta será uma iniciativa que poderá contribuir, durante este ano, para o reforço e afirmação do destino Açores” à semelhança do que aconteceu o ano passado com a iniciativa “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”.

As candidaturas apresentadas pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores são as seguintes: nas entradas, Linguiça frita com inhame, Morcela frita com ananás. Na Categoria de Sopa, a sopa do Espírito Santo, no Peixe as candidaturas regionais serão o Polvo Assado no Forno e o Bacalhau Frito de Molho Vilão com Minhotes.

Na Carne, a Confraria submeteu as candidaturas do Cozido das Caldeiras (Cozido das Furnas), o Bife Regional dos Açores, o Caldo de Nabos e a Alcatra. No Marisco foram apresentadas as Lapas Grelhadas, Cracas cozidas e Cavaco Cozido com Molho Verde. Nos Doces a Confraria dos Gastrónomos dos Açores apresentaram as candidaturas das Queijadas da Vila, do Pudim de Chá e do Bolo D.ª Amélia. Foram também apresentadas candidaturas para o Bolo Lêvedo, o Ananás, a Pimenta da Terra e o Chá.

O Concurso “Sete Maravilhas da Gastronomia” decorre em moldes semelhantes ao concurso “Sete Maravilhas da Natureza”, encontrando-se actualmente a decorrer a fase de selecção de 70 pratos de onde será escolhido o lote de 21 finalistas. Estes finalistas serão depois sujeitos a votação popular, estando o anúncio dos vencedores agendado para o próximo mês de Setembro.

Fonte: http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=20347&visual=3&layout=10&tm=10

Sem comentários:

Enviar um comentário