Canyoning - Momentos de aventura e pura adrenalina

“O canyoning não é um desporto perigoso desde que se respeite as regras normais de segurança que a actividade exige."
O canyoning é um desporto radical que permite desfrutar de paisagens fascinantes, incluindo ainda uma componente lúdica muito atractiva. A actividade está em franca expansão nos Açores.
O Canyoning é definido como uma actividade desportiva e de lazer que consiste na descida de cursos de água utilizando vários tipos de progressão, como, pequenas caminhadas no leito da ribeira, natação, saltos para a água, tobogãs (escorregas naturais) e ainda, técnicas de manobras de corda, como o rappel e slide.
Segundo os responsáveis da Associação Regional de Turismo (ART), “esta é uma actividade de água e de montanha que permite desfrutar de paisagens fascinantes e inclui uma componente lúdica muito atractiva”.
Para a prática do canyoning em autonomia é necessário ter formação técnica na actividade ou então ser acompanhado pelas empresas locais que disponham de equipamento e formação técnica. “É fundamental ter o equipamento adequado, especialmente vestuário, calçado, capacete, cordas, arnês e mosquetões. Um bom fato isotérmico é de grande importância, pois as baixas temperaturas da água das ribeiras aumentam o enregelamento e a fadiga”, sublinham os responsáveis. No entanto, salientam que “o canyoning não é um desporto perigoso desde que se respeite as regras normais de segurança que a actividade exige. Praticada a um nível elementar é bastante acessível, contudo, não está ausente de riscos, como sejam a dificuldade de evacuação e o risco de entorses resultantes de terreno irregular e escorregadio”.
É importante preparar a expedição antecipada e cuidadosamente, consultando informações sobre os percursos e meteorologia, bem como levar o equipamento e mantimentos necessários. Nos dias em que se prevê pluviosidade é necessário cuidado especial por causa do risco de cheias dos cursos de água, devendo-se abortar a actividade se necessário.
“Praticada em segurança, esta actividade proporciona momentos de aventura e adrenalina em contacto com uma natureza de elevada beleza paisagística e imponência em que são raros os vestígios da acção humana”, asseguram os responsáveis da ART.

Até ao presente, os cursos de Canyoning organizados pela ART, têm-se realizado na ilha de S. Jorge, porque, “dentro da área de abrangência da ART que é o Grupo Central, esta é a ilha que oferece melhores condições para a prática devido às suas características topográficas naturais”, explicam. “Contudo, reconhecemos que outras ilhas nos Açores têm igual potencial, como é o caso da ilha das Flores. No Grupo Central, a ilha de S. Jorge oferece condições especiais para a prática de canyoning, pela existência de percursos com diferentes níveis de dificuldade e de terem como particularidades, grandes verticalidades e as cascatas para o mar. No entanto, é de referir que apesar de as formações terem sido ministradas até à data em S. Jorge, não tem invalidado a presença de pessoas de outras ilhas dos Açores e até mesmo do Continente”. No Arquipélago dos Açores existem várias ilhas que oferecem boas condições para a prática do Canyoning, quer pelas características topográficas quer pelas condições já criadas para prática da actividade. As ilhas com maior potencialidade são Flores, S. Jorge e S. Miguel, que, em geral, têm percursos com grande desnível e pouco aquáticos, tendo como excelência a paisagem envolvente e muitos terminarem nas rochas junto ao mar ou até mesmo no próprio mar. Em Santa Maria também existem condições para a prática da actividade havendo já vias equipadas.
Para a prática deste desporto, é necessário que a topografia das ilhas ofereça condições para a actividade, com cursos de água encaixados com fortes declives. Perante estas condições, é necessário depois fazer abertura dos percursos, que consiste na colocação do equipamento necessário para a descida. É igualmente necessário haver informação reunida e disponibilizada on-line ou em formato de guia com as informações necessárias para organização cuidada da actividade, nomeadamente o croqui do percurso. É necessário ainda haver empresas de animação turística com formação técnica para acompanhar as pessoas que não têm formação e que não podem fazer a actividade autonomamente.
Entidades unem esforços para promover o canyoning
Esta é uma actividade recente nos Açores, pelo que a informação e os serviços são ainda escassos. Contudo, várias entidades têm feito esforços para promover a actividade nos Açores. A ART, com o apoio dos associados e várias entidades locais, em 2009 promoveu dois cursos de formação na ilha de S. Jorge.
A Direcção Regional de Turismo tem igualmente apoiado as formações noutras ilhas dos Açores, e a Sata, no seguimento de uma parceria com a ART, incluiu recentemente na sua campanha “Fly Azores” facilidades de transporte de material de canyoning, à semelhança do que acontece para o mergulho e surf.
RITA RIBEIRO

Mais informação em:


Sem comentários:

Enviar um comentário