As comemorações oficiais do Dia Nacional dos Centros Históricos serão no próximo ano realizadas em Angra do Heroísmo.
O anúncio foi feito ontem pela presidente da autarquia na reunião semanal do executivo camarário e na sequência da aprovação pela Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH).
As comemorações decorreram este ano em Almeida, nas quais participaram a vereadora Raquel Silva e o técnico Vítor Brasil, e onde APMCH deliberou igualmente por unanimidade a realização em Angra Heroísmo, em Maio de 2013, o XVI Encontro Nacional dos Municípios com Centro Histórico.
Os encontros de Municípios com Centros Históricos organizados pela APMCH tem carácter científico e visam estabelecer o debate, a reflexão e a promoção do conhecimento sobre estratégias e acções para a gestão, reabilitação e salvaguarda do património.
A presidente do município angrense entende que é “relevante discutir o que é a cidade hoje, como podemos nela viver, trabalhar e estar. Como a podemos percorrer e usar enquanto local de cultura”. Segundo a autarca “é necessário discutir diferentes metodologias que integrem o património do passado com a vida do presente”, sustentou.
Andreia Cardoso afirmou que “a salvaguarda e recuperação do património edificado - de que os centros históricos são parte integrante - constitui um dever indeclinável das entidades competentes e da população que nele habita e visita. O que está em causa é a preservação de um vasto acervo fundador da nossa identidade e da nossa memória colectiva, materializado na diversificação de uma paisagem que constitui o espaço de afirmação da história e da cultura”, enfatizou.
O Dia Nacional dos Centros Históricos foi instituído em 1993 através de um convénio entre o Governo e a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico.
O Município de Almeida foi, este ano, palco das comemorações oficiais do Dia Nacional dos Centros Históricos, 28 de Março, coincidindo com o 201.º aniversário do nascimento de Alexandre Herculano, considerado o patrono do municipalismo e um defensor do património cultural português.
Sem comentários:
Enviar um comentário