Região do Algarve comemora Espírito-Santo à açoriana

Messines, no Algarve, vai comemorar as festas açorianas do Espírito santo no próximo dia 12 de Junho. O evento é divulgado no jornal “Terra Ruiva”, do concelho de Sines, que avança que a iniciativa decorre da parceria entre a Caixa de Crédito Agrícola de Messines, a Junta de Freguesia de Messines, a Fábrica da Igreja de S. Bartolomeu de Messines, o Grupo de Teatro Penedo Grande, o agrupamento de Escolas EB 2,3 João de Deus, o Jardim Escola João de deus, a Casa dos Açores no Algarve, e a colaboração da Câmara Municipal de santa Cruz da Graciosa.


O início das festividades, tem lugar no dia sete de Junho, pelas 18 horas, no salão da Junta de Freguesia, com uma exposição de fotografias com temas do Espírito santo nos Açores e réplicas em miniatura de impérios de várias das irmandades.
No dia 12 de Junho, dia de Pentecostes, o cortejo que será acompanhado pela banda Filarmónica Silvense, inicia-se pelas 11 horas, na ala sul do adro da igreja matriz, junto de uma réplica de um império do Espírito-Santo. Depois serão percorridas algumas das artérias da vila de S. Bartolomeu de Messines. De seguida, decorre a celebração litúrgica com a missa, bênção da coroa e coroação das crianças, com música sacra interpretada pelo músico Rao Kyao.“os Açores representam o centro de intensa prática e fé deste culto único, já que no continente há muito que se esqueceu a sua razão, excepção feita de forma não contínua a Penedo, localidade situada na serra de Sintra , a Sardoal, a Alenquer e a Tomar, com a Festa dos Tabuleiros, embora esta já se distancie muito do rito original”, pode ler-se na publicação algarvia.

Sem comentários:

Enviar um comentário