1 de Julho - Dia das Bibliotecas

Alexandria, além de mercadores e comerciantes, atraiu também artistas, poetas e eruditos. Foi em Alexandria que se constituiu a primeira biblioteca, que reunia uma vasta colecção de obras de escritores gregos clássicos, de 90 mil obras em 400 mil volumes. 
Durante uns sete séculos, entre os anos de 280 a.C. a 416, a biblioteca de Alexandria reuniu o maior acervo de cultura e ciência que existiu na antiguidade. Ela não contentou-se em ser apenas um enorme depósito de rolos de papiro e de livros, mas por igual tornou-se uma fonte de instigação a que os homens de ciência e de letras desbravassem o mundo do conhecimento e das emoções, deixando assim um notável legado para o desenvolvimento geral da humanidade. 

Uma biblioteca é o local onde se guardam documentos e se trabalha com a informação.
 No princípio, as bibliotecas guardavam pergaminhos, plaquinhas de argila etc., e conseguiam abranger quase toda produção de todas as áreas do conhecimento. Hoje, isso não é mais possível devido ao grande aumento do conhecimento acumulado pela humanidade. Assim, as bibliotecas foram se especializando em determinadas áreas do conhecimento, contudo nem essas bibliotecas conseguem armazenar todos os documentos que são produzidos. Hoje em dia, além de livros, as bibliotecas possuem em seus acervos revistas (periódicos), teses, fitas de vídeo, slides, mapas e CD-ROM's. É impossível a qualquer pessoa possuir toda a documentação e informação necessária para desenvolver um trabalho intelectual ou para aprofundar os seus conhecimentos sobre qualquer assunto. Cada vez é maior o número de livros, revistas e outros documentos que se publicam em todo o mundo sobre os mais diversos assuntos. É pois, necessário que existam bibliotecas que reúnam, organizem e difundam grandes volumes de documentação e informação, facilitando assim a vida de todos nós. As bibliotecas são importantes porque existem em toda a parte, dispondo de informação vasta e permitindo que qualquer pessoa possa utilizá-las. 
O aparecimento do alfabeto veio possibilitar uma nova maneira de escrever que substituiu as chamadas escritas ideográficas.
A escrita é uma forma mais prática de conservação e divulgação do conhecimento humano. A escrita permitiu o aparecimento de um número cada vez maior de documentos. O aparecimento de bibliotecas veio permitir guardar, organizar e utilizar melhor estes documentos. As bibliotecas da Antiguidade eram bibliotecas fechadas, espaços reservados que muito poucas pessoas frequentavam. Elas eram principalmente grandes armazéns de documentos escritos em tabuinhas de cerâmica ou rolos de papiro. Na Idade Média os livros eram raros e preciosos. As bibliotecas maiores pertenciam às Igrejas, mosteiros e universidades, mas não possuíam muitos livros, apenas algumas centenas. Com a invenção da imprensa os livros tornaram-se mais acessíveis e aumentou também o número de pessoas que sabia ler. Mas, mesmo assim, o acesso às bibliotecas continuava a ser limitado e passaram ainda muitos anos até qualquer pessoa poder entrar numa biblioteca. Só no século XX é que surgem na maioria dos países bibliotecas públicas, abertas a todas as pessoas e gratuitas. Hoje as bibliotecas são espaços onde podes encontrar resposta para muitas das tuas dúvidas, obter novos conhecimentos, estudar ou simplesmente  ocupares os teus tempos livres. Existem vários tipos de bibliotecas, de acordo com os diversos tipos de utilizadores e necessidades de informação. Podes encontrar bibliotecas em vários lugares e muitas vezes elas estão onde tu nem imaginas.
 Há bibliotecas em fábricas e empresas, nas escolas, nos hospitais, em lojas, no município ou em tua própria casa. Muitas bibliotecas, como a tua, são privadas, isto quer dizer que qualquer pessoa não pode ir lá para utilizá-la ou levar livros emprestados. Mas às vezes tu emprestas livros aos teus amigos, sob condições especiais. Ora estas bibliotecas são também especiais porque existem para serem utilizadas só por determinado tipo de pessoas e de acordo com regras também especiais. É o caso das bibliotecas escolares e universitárias, que existem para servir professores e alunos de uma determinada escola ou universidade. Outras bibliotecas são públicas. Estas estão abertas a toda a gente e possuem documentos de todos os tipos (livros, CD´s audio, revistas, vídeos, cd-rom) e sobre todos os assuntos. Qualquer pessoa pode entrar numa biblioteca pública e ali permanecer, ou, ainda, levar emprestado para casa quase tudo que quiser.

Sem comentários:

Enviar um comentário