Era uma vez um capitão de uma nau, com muito para contar, que há mais de ano e dia andava na volta do mar. Era uma vez uma bela infanta que, no seu jardim assentada, esperava pelo marido que na ponta da sua lança a cruz de Cristo levara.
Bela Infanta e Nau Catrineta são dois dos mais belos rimanços portugueses recolhidos no século XIX, na sequência do entusiasmo romântico pelo literatura popular, que se acreditava reflectir a identidade anímica nacional. São duas histórias, duas personagens, mas uma realidade complementar, bem presente na história de Portugal. Foram, pois, estes os dois rimanços escolhidos para servirem de inspiração às personagens a serem criadas durante uma oficina de fantoches a promover pelo serviço Educativo do Museu de Angra, no decorrer nos dias 19, 26, 27, 28, 29 e 30 de Julho.
Esta oficina, de frequência gratuita, destina-se a crianças dos 6 aos 15 anos, e funcionará no Serviço Educativo do Museu de Angra, nas datas indicadas, das 14h00 às 16h30.
Nas primeiras três primeiras sessões, serão narrados os rimanços e elaborados os fantoches. Na terceira, proceder-se-á à dramatização de uma versão fundida das duas narrativas, a apresentar no último dia da oficina, 30 de Julho.
As inscrições para esta oficina deverão ser feitas até 15 de Julho, pelo telefone 295 240 800 ou através do mail ana.ls.almeida@azores.gov.pt.
Fonte: http://museu-angra.azores.gov.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário