A beleza ambiental dos Açores é - e sempre foi - o postal preferido de milhares de cidadãos que se vêem, de alguma forma, ligados às ilhas. Agora, estas imagens e informações estão disponíveis num site (http://siaram.azores.gov.pt/), criado pelo Governo Regional, o qual inclui uma grande panóplia de dados e imagens sobre o Arquipélago, desde a sua situação geográfica, passando pelo património ambiental e cultural, entre muitas outras considerações.
Quer sejam naturais da Região ou turistas curiosos, as paisagens açorianas são, muito frequentemente, o motivo pelo qual açorianos na diáspora retornam a casa e inúmeros turistas regressam repetidas vezes ao Arquipélago em férias. As cores vibrantes encontram nos Açores uma harmonia que rivaliza com alguns dos locais tidos como os mais paradisíacos no mundo: o azul do céu e o verde da natureza encontram-se numa linha do horizonte que ainda não foi corrompida pela acção humana. O respeito pela natureza e pelas múltiplas espécies que aqui encontram casa, bem como o objectivo em se manter vivo e cuidado o património paisagístico da Região são pontos presentes e predominantes na agenda política e social.
O site SIARAM (http://siaram.azores.gov.pt/) - Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores é uma iniciativa do Governo Regional, através da Secretaria do Ambiente e do Mar.
Recentemente, o já existente sitio da internet foi reformulado e dotado de novas e mais avançadas ferramentas. Como o próprio nome indica, este portal de informações proporciona aos seus visitantes uma experiência quase física do ambiente dos Açores. As imagens disponíveis têm uma qualidade excepcional e deixam a nu toda a beleza açoriana.
Estão disponíveis aos interessados conteúdos multimédia, vídeos, áudio, e fotografias, que, segundo o anúncio na página inicial do site, "podem ser livremente usados para fins educativos e não comerciais". E como a consciencialização acerca do nosso ambiente e do legado paisagístico começa pelos mais pequenos, o site sublinha que o principal alvo é a comunidade escolar, embora sejam todos bem-vindos à experiência de descoberta que o SIARAM proporciona.
Ao entrar no site, o visitante é presenteado com uma variedade de tópicos que poderá explorar a seu belo prazer. As informações são sempre acompanhadas por imagens que fazem qualquer açoriano querer conhecer melhor a ilha onde nasceu. E as opções são muitas, a começar pela "situação geográfica", onde cada ilha é caracterizada ao pormenor, na matéria da sua posição e história.
Após estes esclarecimentos fundamentais para a compreensão dos Açores, seguem-se informações diversas acerca da fauna e flora da Região, acompanhadas por testemunhos de profissionais na área que disponibilizam o seu saber a esta plataforma. Segue-se a "vegetação" onde se encontram as florestas naturais e zonas húmidas.
As "zonas costeiras", "paisagem", "vulcanismo" e "cavidades vulcânicas" são os tópicos mais impressionantes pelo lado visual com que "atacam"os sentidos dos visitantes. Nestas categorias, as mais belas potencialidades são reveladas em toda a sua glória.
De Santa Maria ao Corvo, todas as ilhas são representadas e através da tecnologia, o visitante pode sentir um pouco do "efeito Açores".
O experienciar a natureza em estado puro e o assistir aos seus caprichos são os motivos pelos quais o portal SIARAM é uma ferramenta fundamental na promoção e divulgação dos Açores no mundo.
O site é desprovido de dificuldades de acesso, as informações são claras e concisas e vão de encontro ao que qualquer cidadão anseia saber sobre tudo aquilo que faz dos Açores um dos arquipélagos mais desejáveis do planeta.
Ambiente e Cultura: o nosso património
Com vista a alargar os conteúdos do site, foi feita uma parceria com o Instituto Açoriano de Cultura e com o Instituto Cultural de Ponta Delgada.
Pode agora encontrar-se informações preciosas acerca de diversas personalidades e estudiosos cujo trabalho e obra contribuíram para o conhecimento da Fauna e Flora dos Açores. Francisco de Arruda Furtado é o nome mais sonante, mas são também José Agostinho, Luís da Rocha Monteiro e Dalberto Pombo merecem uma posição de destaque na categoria "naturalistas dos Açores".
Foto: siaram.azores.gov.pt