Walk & Talk Azores - Antigo barco de pesca pintado

Walk&Talk, o primeiro festival de arte urbana dos Açores, que propõe a reflexão sobre a dicotomia do espaço público, desafiando os artistas e a população local a contribuírem para a transformação da capital insular num museu ao ar livre, global e onde todos participam e comunicam.
António Correia foi uns dos vários artistas que "invadiu" as ruas da cidade de Ponta Delgada de 30 de Julho a 14 de Agosto e que contribuiu para o sucesso de Walk  Talk Azores. Tendo por base as suas raízes açorianas e a estreita ligação que os Açores tem com o mar, escolheu pintar um antigo barco de pesca dos anos 40 que se encontrava abandonado, como que definhando de dia para dia com o passar do tempo.

Como é apanágio dos homens do mar, a mulher foi o mote inicial de inspiração à pintura que dando asas à imaginação se tornou num confuso polvo que com seus raios e tentáculos se apoderou do barco, reflexo, por ventura, da sociedade em que viemos.

António Correia, não se limitou a transformar um barco, mas sim a dotá-lo de uma alma açoriana onde os pormenores não foram esquecidos, tendo pintado com a técnica tradicional do pincel, utilizando o preto como simbologia das ilhas dos Açores, da lava, das pedras basalticas, porque na verdade..."nas veias corre-nos basalto negro".



Fonte: António Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário