Os Gastrónomos dos Açores, candidataram, entre produtos e confecções, com o apoio do Governo Regional, 15 apontamentos gastronómicos às 7 Maravilhas da Gastronomia. Por iniciativa própria, candidataram-se, a Confraria da Alcatra, a Adeliaçor, a Pastelaria “O Forno” da ilha Terceira e a Confraria do Queijo de S. Jorge.
No total, os Açores apresentaram 22 candidaturas a concurso, das quais, 8 passaram à fase de Pré Finalistas; Cozido das Furnas, Sopas do espírito Santo, Polvo Assado no Forno, Ananás, Lapas, Cracas Cavaco e Alcatra.
Porém, só o Polvo Assado no Forno foi votado pelo júri, a nível nacional, para a fase de finalista, em que nos encontramos, até ao dia do fecho de votação, 7 de Setembro.
Pelo que, “Polvo Assado no Forno” é o prato, que representa os Açores, de Santa Maria ao Corvo, entre os 21 finalistas, no conjunto Nacional das 10 regiões.
Nestes termos, dirijo-me a V. Ex.ª, solicitando que mande divulgar, nos serviços que dirige, e onde achar por conveniente, a informação que anexamos, e exortar todos os colaboradores a votar no “Polvo Assado no Forno”, por uma questão Regional, por uma razão “patriótica”, por uma questão económica e pela diferenciação de Identidade Cultural Açoriana.
Façamos deste acontecimento, o factor de união gastronómica dos Açores, votando, no Polvo. Porque o nosso voto, dos Açores, pode influenciar o mundo, e no dia 10 de Setembro, em Santarém, vamos erguer o nome dos Açores à categoria de “Sétima Maravilha da Gastronomia”, a exemplo das 7 Maravilhas Naturais.
Sem comentários:
Enviar um comentário