I CONFERÊNCIA SOBRE TURISMO E MAR NAS LAJES DO PICO


Em substituição da Bienal das Baleias, o Governo Regional dos Açores organiza nas Lajes
do Pico a primeira Conferência de Turismo e Mar denominada Azores Oceantur que decorre de 4 a 8 de Outubro na Vila Baleeira.

De acordo com o site do Governo "o evento da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia irá reunir, durante quatro dias, um vasto leque de especialistas regionais, nacionais e internacionais, com o objectivo de analisar e potenciar as capacidades emergentes do Turismo e do Mar da região.

Entre os objectivos desta iniciativa destacam-se a criação de sinergias entre as diversas áreas e sectores relacionados com os assuntos do Mar e do Turismo, a concretização de uma abordagem global dos eixos temáticos numa visão abrangente do Turismo e do Mar, passando pela ciência, a história, o desporto e lazer, observação da vida marinha, náutica de recreio, assim como a interacção e a troca de conhecimentos e experiências entre os diversos agentes locais relacionados com as temáticas do Turismo e do Mar.

Na apresentação desta iniciativa, hoje, nas Lajes do Pico, o director regional do Turismo, Miguel Cymbron, recordou que “o Governo dos Açores tem dado particular atenção as questões do Mar”, nomeadamente “com o investimento na criação de novas oportunidades de desenvolvimento em áreas relacionadas com o aproveitamento do potencial marítimo da região”.

Assim, destacou, a realização desta conferência “surge como evento catalisador das diferentes abordagens e sinergias entre dois pilares fundamentais do crescimento e desenvolvimento dos Açores, o Turismo e o Mar”.

Do ponto de vista da história e do conhecimento, explicou Miguel Cymbron, “temos como objectivo compreender como podem os Açores valorizar e potenciar a sua história marítima, indo desde a epopeia dos descobrimentos e do povoamento até às primeiras travessias aéreas do atlântico, passando pela épica da baleação”.

Aliás, acrescentou, “tanto através do seu património construído como imaterial os Açores possuem um manancial de riqueza histórica que importa valorizar turisticamente”.

“Já no âmbito do desporto e do lazer e das novas correntes do turismo experiencial, os Açores podem através do Mar afirmar-se como um destino de referência a nível internacional”. “Seja pela náutica de recreio, ou pelos mais radicais desportos de ondas, passando pela pesca desportiva, existem nas nove ilhas dos Açores e no seu imenso Mar um vastíssimo potencial de desenvolvimento” referiu.

Do vasto painel de conferencistas, onde pontificam especialistas regionais, nacionais e internacionais, nas diversas áreas em abordagem, destacam-se os nomes de James Kelley, expedition leader da Lindblad / National Geographic Adventurer, Medeiros Ferreira, Ricardo Serrão Santos, do departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, e Brodie Carr, da ASP – Association of Surfing Professionals, entre outros."

O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico destacou a importância da realização deste evento de âmbito regional, na divulgação turística das Lajes do Pico, da ilha do Pico e do Triângulo, a abrangência dos temas a tratar e reconheceu o mérito do Governo Regional na promoção desta iniciativa nas Lajes do Pico.

Sem comentários:

Enviar um comentário