SOS Cagarro 2011


A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar desenvolve anualmente a Campanha SOS Cagarro visando essencialmente alertar a população açoriana para a necessidade de preservação
desta espécie protegida que nidifica nos Açores.
A Campanha decorre nos Açores desde 1995, e tem como principal objectivo envolver as pessoas e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade. Alguns dos cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de 7 anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e ter as suas crias. A Campanha SOS Cagarro começou no passado dia 1 de Outubro e decorre até ao dia 15 de Novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo transoceânico, e está organizada em 2 vertentes: a de Educação Ambiental e a de Conservação da Natureza.
Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em situações de encadeamento e atropelamento nas estradas de cagarros jovens, esta Secretaria desenvolve várias actividades de sensibilização e educação ambiental junto das escolas desta Região, acções estas a cargo da Rede Regional das Ecotecas. Para além disso, são produzidos materiais promocionais e educativos para distribuição pelos envolvidos na Campanha (voluntários, etc.).
Por outro lado, os Serviços de Ambiente de Ilha juntamente com as Ecotecas promovem sessões de esclarecimento e organizam, em conjunto com entidades parceiras e colaboradores, brigadas de salvamento para recolha no terreno de cagarros juvenis para libertação na manhã seguinte.

Saiba mais em: http://www.azores.gov.pt/gra/dram-soscagarro

2 comentários:

  1. bom coracao e a amisade por animais, faram com que se consiga aumentar o numero; nao e dificil ajuda-los.....facam-no por favor.
    OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Salvar um animal é como salvar um membro da vossa família

    ResponderEliminar