Os Açores receberam o galardão QualityCoast referente a 2011, pela qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável.
A Região atingiu o patamar máximo atribuído pelo júri - o nível dourado. Em Portugal, apenas Torres Vedras obtém a mesma elevada classificação.
Em termos nacionais, embora com galardões menos expressivos, foram também classificados a Madeira, Sintra, Tavira e, o anfitrião da cerimónia, Lagos.
Desde a sua implementação em 2007, os prémios Quality Coast foram atribuídos a 35 zonas costeiras de 13 países europeus, tendo os Açores sido, em 2010, a única região que até agora cumpriu todas as exigências da candidatura.
O galardão é atribuído por um júri independente, nomeado pela Coastal & Marine Union (EUCC), associação que conta com mais de 2.700 membros, oriundos de 40 países e que reúne especialistas das várias áreas científicas que contribuem para o planeamento e sustentabilidade das zonas do litoral.
É um programa financiado pela Comissão Europeia e pretende estimular a implementação dos mais altos padrões de qualidade ambiental associado ao turismo sustentável e dar maior visibilidade aos destinos que tenham as mais elevadas preocupações ambientais.
Sem comentários:
Enviar um comentário