Açores recebem galardão Quality Coast

Prémio é referente a 2011, pela qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável.
Os prémios Quality Coast, financiados pela Comissão Europeia, distinguiram cinco destinos turísticos portugueses pela sua preocupação ambiental. Sintra, Açores, Lagos, Madeira, Tavira e Torres Vedras foram eleitos graças aos seus valores de desenvolvimento sustentável, biodiversidade e responsabilidade social.
A Região dos Açores atingiu o patamar máximo atribuído pelo júri - o Gold Award. Em Portugal, apenas Torres Vedras obteve a mesma elevada classificação.
Esta é uma certificação independente sobre a performance da comunidade e a qualidade do seu produto turístico que se baseia em 20 critérios “QualityCoast” divididos em três categorias: Natureza, Ambiente e Sócio-Economia, que permitem aferir o grau de sustentabilidade das comunidades costeiras e a qualidade da informação disponível ao público.


Na categoria Natureza, os critérios avaliados incluem, por exemplo, a presença de valores naturais, a disponibilidade de informação ou equipamentos que promovam a interação com o ambiente local natural, as políticas de protecção dos valores naturais e a disponibilidade de locais tranquilos para os visitantes.
No que diz respeito à categoria Ambiente existem critérios como a qualidade das águas balneares, a gestão da água e dos resíduos, bem como uma política de redução de gases com efeito de estufa e de adaptação às alterações climáticas.
No que concerne à categoria Sócio-Economia, foram avaliados critérios como a herança cultural, as paisagens culturais e a tradição, a identidade local, a aferição da satisfação dos visitantes e a segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário