A candidatura oficial do Geoparque dos Açores à Rede Europeia de Geoparques foi entregue na terça-feira em Lisboa ao embaixador da UNESCO em Portugal.
Valorizar o património geológico do arquipélago dos Açores em Portugal e no Mundo é um dos principais objetivos da candidatura que foi entregue pelo Geoparque Açores na Comissão Nacional da UNESCO, em Lisboa.
Com o lema «9 Ilhas – 1 Geoparque», a candidatura pretende mostrar que há mais para descobrir nos Açores que «o que aparece nas brochuras das agências de viagens», conforme defende Elizabeth Silva, responsável pelo setor das ciências da Comissão Nacional da UNESCO.
Depois de a candidatura ser entregue na UNESCO, está prevista uma avaliação para meados do próximo ano, devendo a decisão final ser tomada em setembro.
A futura integração do Geoparque dos Açores na Rede Europeia de Geoparques é vista pelas autoridades regionais como uma oportunidade para reforçar a interligação entre a geologia, as paisagens vulcânicas, a biodiversidade e os valores culturais.
Elizabeth Silva, adiantou ainda que pertencer à rede, dá aos Açores “o benefício de passar a constar no roteiro de potenciais interessados, que já visitam outros geoparques. No caso dos Açores, temos algo de exceção que é autenticado pela UNESCO, uma marca reconhecida mundialmente.”
Entre os fatores únicos que o Geoparque Açores oferece, destaque para o fato de ser todo um arquipélago e não apenas uma ilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário