Durante o Inverno o registo para as subidas à Montanha passam a ser feitas no Parque Natural da Ilha, até à reabertura da casa da Montanha.
Subir no inverno com neve:
- A ascensão ao Pico com neve é possível, mas um pouco complicada de realizar, pois o tempo é muito instável e a neve não se mantém durante todo o ano. Geralmente as subidas com neve são organizadas no dia antes, caso o tempo esteja mesmo muito bom e as previsões indiquem que se vai manter, ou no próprio dia. É muito perigoso subir com nevoeiro quando há neve, especialmente para quem não conhece a montanha, pois existem falésias não muito longe do trilho e é muito fácil o desorientamento na montanha quando o chão está coberto de neve e estamos rodeados de nevoeiro. A subida à Montanha do Pico é substancialmente mais complicada durante o inverno, sobretudo em Dezembro pois é a altura do ano em há menos horas de luz por dia.
No inverno as condições meteorológicas são tambem muito mais instáveis, havendo mesmo o risco de hipotermia caso de serem apanhados por mau tempo e se perderem. As temperaturas nesta altura na montanha andam perto dos 0ºC, e os ventos são muito fortes.
No inverno as condições meteorológicas são tambem muito mais instáveis, havendo mesmo o risco de hipotermia caso de serem apanhados por mau tempo e se perderem. As temperaturas nesta altura na montanha andam perto dos 0ºC, e os ventos são muito fortes.
Guia da montanha:
Recomendado, mas não é obrigátório. Para contratar um guia ou empresa de animação turística, basta dirigir-se aos Quiosques de turismo ou posto de turismo e pedir a lista de guias credenciados e empresas, lá tem muita informação disponível e os contactos dos guias. Nos Quiosques de Turismo da ART, pode fazer se desejar a sua reserva.
Registo:
- Antes de iniciar o trilho é obrigatório dirigir-se à Casa da Montanha (época alta) ou Parque Natural de Ilha (época baixa), onde deverá efectuar o registo de entrada, e receber um dispositivo de geo-localização (que permite localizar a todo o tempo onde estão os visitantes e pedir ajuda à Casa ou aos Bombeiros em caso de emergência). Neste local serão-lhe prestadas informações sobre a montanha, mostrarão um filme de segurança da montanha e poderão ver a previsão meteorológica. A Casa dispõe igualmente de casa de banho, de um bar (com pequenos snack’s) e de um cacifo para visitantes. O dispositivo de geo-localização apenas não tem cobertura em algumas zonas da Cratera. No registo inicial será solicitada a previsão da hora da chegada. Quando os visitantes não tenham chegado até algumas horas após a hora indicada, serão contactados pela Casa da Montanha por intermédio do dispositivo para confirmação do paradeiro e da sua condição.
Previsões meterológicas:- É muito importante que tenha atenção à previsão meteorológica, a fim de evitar situações desagradáveis como perder-se do trilho. De qualquer modo, na Casa da Montanha serão dadas mais informações sobre a montanha.
Contactos:
Parque Natural de ilha do Pico
Rua do Lajido, Lajido de Santa Luzia
9940 S. Roque do Pico
Telefone: 292 207 375
Fax: 292 623 621
Casa da Montanha
Tel: 967 303 519
Sem comentários:
Enviar um comentário