O site Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores põe à disposição, para o público em geral e sobretudo a comunidade escolar, conteúdos sobre o ambiente da Região.
Através da permanente edificação do site Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores (SIARAM), a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar continua a aumentar os conteúdos multimédia sobre o ambiente no Arquipélago, criado para fins educativos e promocionais.
Esta ferramenta, com conteúdos multimédia, vídeo, áudios e fotografias, está disponível e de fácil acesso para o público em geral, sendo o alvo principal a comunidade escolar, podendo ser consultada em http://siaram.azores.gov.pt.
Sendo assim, poderão ser consultados, na área do património cultural, conteúdos sobre os Moinhos de Vento dos Açores, através de depoimentos em vídeo do historiador Jorge Cunha da Graciosa e do arquitecto Luís Bettencourt da Terceira. Ainda nesta área o Instituto Açoriano de Cultura disponibiliza o livro “Moinhos de Vento dos Açores-Novo Papel na Sociedade Contemporânea”, assim como uma subpágina com o “Inventário dos Moinhos de Vento dos Açores-Grupo Central”, da autoria do arquitecto Luís Bettencourt, edições do Instituto Açoriano de Cultura em 2008.
No âmbito do mar, dos vulcões e das grutas podemos ver imagens, textos e vídeos de investigadores em ecologia microbiana, conteúdos sobre microorganismos das fontes hidrotermais terrestres e marinas dos Açores e sobre a Flora bacteriana das Grutas.
Ainda na área dos centros de interpretação dos Açores o público em geral pode ter acesso a conteúdos multimédia sobre o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, o Centro Ambiental do Priolo, o Museu Hidroeléctrico da Praia-Polo do Museu de Vila Franca do Campo e o Jardim Botânico do Faial com destaque para o Orquidário, o Banco de Sementes e o Herbário Ilídio Botelho Gonçalves.
Estão também disponíveis imagens sobre as Lagoas do Congro e dos Nenúfares, da Lagoa do Areeiro e Lagoa de S. Brás.
Qualquer pessoa pode, com esta iniciativa, perceber como funciona o processo de captação de água por furos, com a colaboração da Câmara Municipal da ilha Graciosa, e como é produzida a energia eólica nas ilhas, com a colaboração da EEG- Empresa de Electricidade e Gáz, ld-Grupo EDA.
Por fim na área do vulcanismo estão disponíveis conteúdos sobre a Cratera da Lagoa do Congro, sendo também disponibilizado o livro “Lagoas do Congro e dos Nenúfares- Propostas de Recuperação e Gestão da Cratera”, da autoria de Malgorzata Pietrzak, com edição dos Amigos dos Açores- Associação Ecológica-2010.
Fonte do texto: http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=39006
Fonte da imagem: http://siaram.azores.gov.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário