Filhoses do forno - Um doce do Entrudo

O Carnaval da ilha Terceira é uma das manifestações culturais de maior relevância na ilha. As danças e bailinhos de Entrudo – “teatro do povo e para o povo” – são recebidos pelos salões por onde passam com mesas recheadas de iguarias da época, como as filhoses do forno, as malassadas e os coscorões.
Como tal, gostaríamos de partilhar convosco a receita de um desses doces – As filhoses do forno.


Filhoses do Forno à moda da ilha Terceira
Ingredientes para 20-24 unidades

Massa
250 g de farinha
5 ovos
250 ml de leite
250 ml de água
1 colher (sobremesa) de fermento de pó Royal.
1 boa pitada de sal fino
óleo e farinha para as formas

Creme:
1/2 l de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
1 ovo + 4 gemas
250 g de açúcar
raspa de 1 limão grande


Preparação:
Pré-aquecer o forno a 240ºC. Untar formas de alumínio - com óleo e polvilhar com farinha. Reservar.

Preparar a massa, batendo os ovos até ficarem esbranquiçados, fofos e espumosos. Juntar a farinha aos poucos, envolvendo delicadamente entre cada adição.

Adicionar o fermento e o sal; misturar. Juntar o leite e a água. Bater até obter um preparado liso e homogéneo (é normal a massa ficar líquida).


Encher as formas com a massa até aos 3/4. Colocar as formas sobre o tabuleiro do forno e levar a cozer a 240ºC até obter bolinhos altos, fofos e dourados (+/- 20-25 minutos).

Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer antes de desenformar delicadamente os bolinhos.

Entretanto, preparar o creme. Colocar o amido de milho num tacho pequeno e dissolver este numa pequena quantidade de leite frio. Juntar o ovo, as gemas, o açúcar e a raspa de casca de limão. Adicionar o leite restante e misturar muito bem com uma vara de arames.

Levar o tacho ao lume. Cozinhar em lume brando até o preparado se apresentar cremoso, homogéneo e consistente, sem nunca parar de mexer com a vara de arames. Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer por completo.

Abrir um pequeno orifício em cada bolinho com a ponta de uma faca. Distribuir o creme pelos bolinhos com o auxílio de um saco de pasteleiro ou de uma seringa, tendo o cuidado de não encher demasiado para não rasgar a massa.



Bom apetite e continuação de um bom Carnaval.


Fonte das imagens:

1 comentário:

  1. Eu sou Terçeirence, mas vivo no estrangeiro, vou fazer as belas filhos do forno, as suas tem bom aspecto, bom carnaval :)

    ResponderEliminar