Um breve passeio…


Hoje convido-vos a fazer um pequeno passeio por São Jorge… Sítios que já foram habitados mas perduram e cabe-nos a nós dá-los a conhecer…
As fotografias que vos mostro são a prova de existirem lugares nos Açores que não se encontram em qualquer outro local do mundo!
Esta é uma pequena parte, diria mesmo, muito pequena, pois aqui só temos algumas fotografias de três Fajãs desta ilha, Fajãs estas que fizeram e fazem parte da vida dos Jorgenses.
Mas comecemos pelo início, em que encontramos um lagar, usado para espremer as uvas. Peça que era usada pelas pessoas para fazerem o seu vinho, nas adegas, pois era nas Fajãs que possuíam as suas vinhas trabalhadas.
Continuando, temos a Fajã de Vasco Martins e apresento-vos a imagem grandiosa da sua cascata, juntando uma outra, vista de cima.
Logo a seguir vemos a Fajã de João Dias, também com imagens únicas.
Apresento-vos ainda um exemplar da planta babosa (termo que usamos cá e que tinha uma elevada importância para os nossos antepassados e que ainda hoje é usada muitas vezes). Hoje a Aloé Vera (babosa) ainda continua a ter grande interesse mas noutra vertente, na cosmética.
E o que dizer do pico do Pico com a neve?! Algo que já faz parte do nosso quotidiano!
A Fajã de São João que é uma das mais movimentadas de hoje, com a sua Ermida e aquele pôr-do-sol visto da sua praia (única na ilha) e que o Verão passado teve grande afluência de pessoas.
A acabar em beleza, tenho para vos mostrar a fotografia tirada da Fajã de São João alcançando a Vila da Calheta (à direita), o Faial ao fundo e o Pico à esquerda.
Todos nós sabemos o que é o Paraíso, mas será que o conhecemos na realidade?!?!
Mais palavras para quê?!

Fonte: Zé Ricardo
Jorge Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário